Dia Internacional do Jazz em Beagá

Dia Internacional do Jazz em Beagá

Renato Lombardi, jornal ‘O Tempo, 28/04/2017

 

 

Um dos gêneros musicais mais contagiantes do planeta, o jazz completará 100 anos no próximo domingo (30). A data, instituída pela Unesco como o Dia Internacional do Jazz, será celebrada em mais de 120 cidades do mundo, incluindo Belo Horizonte, que contará com uma série de apresentações na praça Diogo de Vasconcelos – mais conhecida como praça da Savassi –, na edição especial do A Savassi É da Gente, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte.Jazz Day-mont

A iniciativa de fazer essa homenagem veio de meu instituto, Maestro João Horta. Minhas sobrinhas, que trabalham comigo, vieram com essa ideia e me convenceram a seguir com ela adiante”, revela o músico mineiro Toninho Horta, que, além de patrono e curador do projeto, é uma das atrações confirmadas.

A 1ª edição do Dia Internacional do Jazz é gratuita e está marcada para começar às 10h00 de domingo. Serão cerca de cinco horas de shows no palco que será montado no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, no coração da Savassi. Estão confirmadas as apresentações de:

Toninho Horta e Grupo
Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte
Grupo Trivial
Maria Bragança Trio
Banda Passupreto
Juarez Moreira Trio
Eneias Xavier
Jorge Continentino e
Rota Jazz

Nosso objetivo é continuar promovendo a música boa, a memória da música mineira e brasileira”, explica Horta, ressaltando a importância de participar dessa homenagem que ocorrerá em âmbito mundial. “O intuito é o de perpetuar o jazz”, afirma.

Quando Toninho (Horta) nos procurou com o projeto, falamos na hora: ‘temos que fazer”, conta Aluizer Malab, presidente da Belotur. Segundo ele, há a pretensão de que o Dia Internacional do Jazz continue a ser comemorado na capital mineira nos próximos anos. “Toninho está com a incumbência de continuar, e a prefeitura, de apoiar”, adianta.

Ocupação

O projeto A Savassi É da Gente é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte e, de acordo com Bebeto de Freitas, secretário municipal de Esporte e Lazer, faz parte da estratégia da atual para chamar a população para ocupar os espaços públicos da cidade. “É uma ideia do prefeito (Alexandre Kalil) de abrir as ruas da capital para as pessoas”, conta.

Acho que a coisa mais gostosa dessa historia é a ocupação dos espaços. Já estamos há quase um mês com esse projeto. Aos poucos vamos ocupar mais espaços”, pontua Malab.

 

AGENDA

Projeto A Savassi É da Gente – Dia Internacional do Jazz

Domingo (30), das 10 às 14h30.

Praça Diogo de Vasconcelos, Savassi, BH

Entrada gratuita