FIV comemora a sua 9ª edição na capital mineira

FIV comemora a sua 9ª edição na capital mineira

Nos dias 10 e 11 de novembro, Belo Horizonte vai sediar mais uma edição do Festival Internacional de Violão – FIV. O Teatro Bradesco será palco para o encontro de mestres violonistas, consagrados no país e exterior. O Festival é uma realização dos músicos Aliéksey Vianna, Juarez Moreira e Fernando Araújo, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura.

 

Sexta – 10/11, a partir das 21h00

 

Goran Krivokapić

O sérvio Goran Krivokapić é um dos principais músicos do cenário internacional de violonistas. Venceu duas das mais prestigiadas competições de violão, “Guitar Foundation of America”, no Canadá, e “Dr. Luis Sigall International Competition of Musical Performance”, no Chile. O músico toca por toda a Europa, América do Norte e do Sul, Ásia, África e Rússia.

Atualmente, o mestre pelo Conservatorium Mastrcht, na Holanda, trabalha no desenvolvimento do seu PHD, sob orientação de Raphaella Smits e Carl Van Eyndhoven, na Luca School of Arts, na Bélgica.

André Geraissati

Envolvido com a música desde os anos 60, André Geraissati surgiu para o grande público no final da década de 70, com o grupo D’Alma, tocando nos principais festivais internacionais de jazz. Ao lado de Egberto Gismonti, realizou turnês pelo país, “Fantasia” e “Cidade Coração”. Em 1988, participou da Hot Night do Festival de Jazz de Montreaux e em 1990 gravou o CD Brazilian Image, ao lado do flautista Paul Horn, que concorreu ao Grammy na categoria Jazz.

De 1992 a 1998, André reuniu para uma série de concertos e gravações artistas envolvidos com a música instrumental brasileira, no projeto Tom Brasil/Banco do Brasil Musical. Foram realizados centenas de concertos e apresentações. Além de instrumentista, Geraissati também atua como produtor e diretor musical.

 

Sábado, 11/11, a partir das 21h00

 

Fernando Araújo e Celso Faria (Manuscritos de Buenos Aires)

O belo-horizontino Fernando Araújo é bacharel e doutor em música pela Escola de Música da UFMG, e mestre em música pela Mahattan School of Music de Nova York. Fernando é professor da Escola de Música da UFMG e se dedica à criação e coordenação de eventos. Celso Faria nasceu em Passos, Minas Gerais, e iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata, aos 10 anos. Em 1994, ingressou no Curso de Formação Musical da Escola de Música da UFMG, na classe do professor José Lucena Vaz. É especialista em Música Brasileira – Práticas Interpretativas.

Juntos, a dupla apresenta Os Manuscritos de Buenos Aires, obras recém-descobertas de Francisco Mignone. As obras do compositor, pianista, regente, professor e flautista paulista, um dos maiores compositores brasileiros do século XX, chegam ao público por meio da defesa da tese de doutorado do violonista Fernando Araújo. Os manuscritos contêm obras para duo de violões escritas em agosto de 1970 e dedicadas ao scasal de violonistas argentinos Graciela Pomponio e Jorge Martínez Zárate, do duo Pomponio-Zárate. As peças eram desconhecidas pela comunidade musical e acadêmica brasileiras, ausentes nos catálogos e literatura dedicados à obra de Mignone.

 

Anat Cohen e Marcello Gonçalves

Moacir Santos deixou aos 80 anos um legado musical para a nova geração de todo o país. Seu primeiro disco, Coisas, foi lançado em 1965. Quase cinco décadas depois, os virtuosos Anat Cohen e Marcello Gonçalves se encontraram para homenagear o músico.

Com experiência em trabalhos musicais que envolvem uma dose de saudosismo, a clarinetista e saxofonista Anat Cohen, e o violonista 7 cordas Marcello Gonçalves, apresentam com toques pessoais as melodias compostas pelo consagrado Moacir Santos. Anat coloca sua brasilidade no legado musical do saudoso compositor, enquanto Marcello interpreta os arranjos desta rara e inédita mistura.

 

 

Serviço

Local: Teatro Bradesco | Centro Cultural Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
*Funcionamento da Bilheteria: Segunda a Sábado de 12h às 21h e Domingo de 12h às 19h.
Telefone: 3516-1360