Eventos

Valadares Jazz Festival – Edição 21

Criado em Governador Valadares em 1999 pelo jornalista e produtor cultural Alpiniano Silva Filho (Tim Filho), o Valadares Jazz Festival é um evento musical não competitivo, cujo objetivo principal é divulgar a música instrumental brasileira, com ênfase para os ritmos brasileiros. Assim, ao longo dos anos, permitiu que os valadarenses e moradores de cidades vizinhas tivessem a oportunidade de ver músicos geniais como Guinga, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Roberto Menescal, João Donato, Yamandú Costa, Danilo e Dori Caymmi, entre outros.

https://www.valadaresjazzfestival.com/

 

 

13/10 – Quarta

 

20h00 – Joabe Reis
trombonista e compositor capixaba, é considerado como um dos nomes mais importantes da atual música instrumental brasileira. Lançou seu primeiro disco solo durante a pandemia da Covid-19, produzido pelo próprio trombonista em parceria com selo TFunky Jazz, do baterista e produtor musical Tuto Ferraz. Neste trabalho, Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk e o Pop. Ele virá a Valadares com um sexteto da pesada.

21h30 – Banda Black Rio
A Banda Black Rio foi fundada em 1977 por Oberdan Magalhães e tornou-se referência para grandes grupos da música mundial, como Jamiroquai e Incognito. Ficou desativada por um tempo e retornou em 1999, iniciativa de William Magalhães, filho de Oberdan. Vai fazer um show histórico em Valadares, com uma energia que vai ligar o público em alta voltagem. Salve, povo Black Rio!

 

 

14/10 – Quinta

20h00 – Dudu Maia & Regional
Dudu se destaca no Brasil e no exterior trabalhando como instrumentista, compositor e produtor musical. O bandolinista, indicado ao Grammy 2018 (EUA), já se apresentou ao lado de diversos nomes consagrados da música brasileira e internacional. Viva o Chorinho!

21h30 – Hamilton de Holanda
Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos para descrever este improvisador e compositor multipremiado que inspira audiências em todo o mundo. Seu instrumento é o bandolim e a sua música tem a alma brasileira, e encanta plateias pelo mundo. E certamente vai encantar os valadarenses, como encantou, dias atrás, várias plateias na Europa. Um show com a alma brasileira.

 

 

15/10 – Sexta

 

20h00 – João Gaspar
Um dos melhores guitarristas da música instrumental brasileira, com inserção em países como Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Austrália, Costa Rica e Argentina. No show que fará em Governador Valadares ele estará no palco com um quarteto de virtuoses da nossa música, tocando standards de jazz e da MIB.

21h30 – Igor Prado & Just in Groove
O guitarrista Igor Prado é um dos grandes nomes do blues brasileiro nos Estados Unidos. Sua banda tem várias formações mas nunca perde o groove que encanta a plateia. Já esteve em Valadares em 2017 com um trio que deixou o público impactado. A maioria pediu bis. Por isso, ele está de volta.

 

 

16/10 – Sábado

20h00 – Ney Conceição
Contrabaixista de altíssimo nível, o paraense Ney Conceição já tocou e toca com os maiores nomes da Música Popular Brasileira. No Valadares Jazz Festival, além de seu show, vai ministrar uma oficina preparatória para a formação de uma big band valadarense.

21h30 – Leo Gandelman
Leo Gandelman é um saxofonista que construiu sua carreira com sucesso a partir dos anos 1980. Esta é a segunda vez que toca em Valadares, sempre muito aplaudido pelo público que ama jazz e a fina flor da Música Instrumental Brasileira. Vai se apresentar com um quarteto tocando um repertório fina estampa.

 

Oficinas

O Valadares Jazz Festival 2021 vai oferecer oficinas de música para os instrumentistas de Governador Valadares e região. Canto, Percussão, Sopros/Contrabaixo, Violão/Guitarra, Musicalização, serão as oficinas ofertadas, de graça!

Canto – Jadiel Oliveira
Na oficina em Governador Valadares ele vai abordar o poder da voz do povo preto, os gigantes da Motown Records, do soul, jazz, blues, do soul brasileiro.

Sopros – Ney Conceição
Sua oficina será um ensaio aberto da Big Band do Valadares Jazz Festival, no qual o aluno terá noções da prática de conjunto, especialmente para os sopros.

Violão/Guitarra – João Gaspar
Será demonstrado como criar e organizar uma rotina de estudos na guitarra através do uso de exemplos (Backing Tracks) de cursos que Gaspar tem na plataforma Fica a Dica Premium (Nelson Faria).Bem como usar várias técnicas e sonoridades no instrumento dentro da Improvisação para diversificar seu estilo.

Musicalização – Cassius Theper
Na sua oficina vai mostrar a riqueza dos ritmos brasileiros e vai falar sobre a importância do ensino de música.

Bateria – Cleverson Silva
Na oficina do Valadares Jazz Festival ele vai abordar as influências do soul, funk na composição da música brasileira, que tem uma variedade de ritmos, todos muito ricos.