Eventos

15 anos do Festival Choro Jazz em Jericoacoara

Vamos celebrar os 66 anos da bossa nova e homenagear esse grande nome da música no Brasil e no mundo. Vamos reverenciar Roberto Menescal!“. Foi assim que Leila Pinheiro chamou ao palco Roberto Menescal, na celebração dos 15 anos do Festival Choro Jazz. Esse espetáculo aconteceu no domingo, 1 de dezembro, em Fortaleza, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar absolutamente lotado, com um repertório repleto de clássicos. Agora, a comemoração continua na etapa que acontece de 3 a 8 de dezembro, em Jericoacoara (CE), na praça central da cidade, com shows e oficinas.

Com uma programação repleta de grandes artistas como João Bosco, A Cor do Som, Mônica Salmaso, André Mehmari, Vanessa Moreno, Nayra Costa, Nonato Lima e Marcio Resende, Lia de Itamaracá (a grande homenageada do festival), o Festival Choro Jazz é totalmente gratuito. Mais uma vez apresentado pela Petrobras, a grande incentivadora da proposta itinerante deste ano, o Festival já aconteceu em quatro etapas passando por Soure, no Marajó-PA; Belém-PA; Crato, no Cariri-CE e no último final de semana, em Fortaleza-CE.

O projeto conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar do Governo do Estado do Ceará; numa realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quarta-feira – 4/12

20h30 – Trio Júlio
composto pelos irmãos Magno Júlio (percussão) e pelos gêmeos Marlon Júlio no violão de sete cordas e Maycon Júlio no bandolim.
22h00 – Duo de Mestres
formado por Nelson Ayres ao piano e Gabriele Mirabassi no clarinete
23h30 – Nosso Trio,
formado pelo contrabaixista Ney Conceição, pelo guitarrista Nelson Faria e pelo baterista Leonardo Freitas.

Quinta-feira – 5/12

20h30 – Bianca Gismonti Trio
22h00 –   Homenagem a Milton Nascimento
pelo duo formado pela Mônica Salmaso e o pianista André Mehmari

Sexta-feira – 6/12

20h30 – Show “Canções em Movimento”
com Gelson Oliveira, Nelson Coelho de Castro e Zé Caradípia
22h00 – Grupo Trio
Paulo Sérgio Santos (clarinete), Mauricio Carrilho (violão) e Pedro Amorim (bandolim) com o choro em grande destaque. Às 23h30 hora e vez do João Bosco Quarteto.

Sábado – 7/12

20h30 –  Vanessa Moreno
com a participação especial do guitarrista Pedro Martins.
22h00 – A Cor do Som
com Armandinho Macedo na guitarra, Mú Carvalho no teclado, Dadi Carvalho no contrabaixo, Gustavo Schroeter na bateria, Ary Dias na percussão

Domingo – 8/12

19h30 – Armenina do Coco de Fulô, de Jeri, representando a cultura popular tradicional e os artistas de Jericoacoara.
20h30 – Jota P e Grupo
com Jota P no sax, Danilo Silva na guitarra e participação de François de Lima no trombone.
22h00 –  Lia de Itamaracá, ao lado da Banda Ciranda do Mundo.

 

 

SERVIÇO

Festival Choro Jazz em Jericoacoara

Local: Praça Central
Quando: de terça, 3/12, a domingo, 8/12, a partir das 20h30, com exceção do domingo, quando os shows começam às 19h30. Oficinas pela manhã e à tarde.
Acesso gratuito em todas as atividades.
Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta com apoio do Governo do Estado do Ceará e do Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com