Bourbon Festival Paraty 2018 – Programação
PALCO MATRIZ
Sexta – 25/05
21h00 – Banda Black Rio – 40 anos Part. Especial Gary Brown
Para marcar os 40 anos dessa gênese musical, a Banda Black Rio – hoje sob liderança de William Magalhães, apresenta nesse projeto em homenagem ao primeiro trabalho, o disco MARIA FUMAÇA na sua integra, e na sua ordem original, as faixas do histórico álbum, além de inéditas que não entraram na edição final do LP, extras, como a música Central do Brasil, bonus tracks e outras surpresas. O disco de estreia surgia como um pilar definitivo da nossa música. Logo alcançou sucesso de público e não só cairia nas graças de seus fãs como rapidamente seria reverenciado pela critica brasileira e internacional, nos anos que sucederiam ao seu lançamento. Maria Fumaça (1977) foi seguido pelo LP Gafieira Universal (1978), o segundo disco de carreira do grupo com suas novas bases instrumentais.
22h30 – Tributo a B.B.King com Nuno Mindelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk + Vanessa Collier
Para relembrar a lenda da guitarra, o Bourbon Festival Paraty faz um tributo com três grandes nomes do blues brasileiro, os guitarristas Nuno Mindelis, Victor Biglione e Fred Sunwalker. Esses grandes nomes do blues nacional e reconhecidos internacionalmente estrão no palco do Bourbon Street para uma homenagem calorosa e emocionada. Nuno Mindelis e a sua nova banda formada por Dhieego Andrade na bateria, Marcos Klis no baixo e Alex Bessa nos teclados, contarão com Fred Sunwalker e Victor Biglione engrossando os solos de guitarra. No repertório, algumas das músicas que imortalizaram o homenageado, como Let The Good Times Roll, Trill is Gone, Caldonia, Sweet Sixteen, Everyday I Have The Blues.
24h00 – Ed Motta
A veia principal do show é o soul/funk do final dos anos 70 e início dos 80, e conta também com baladas românticas como Take Me Now, do David Gates, o compositor da banda Bread. Nas plataformas digitais está disponível um single da música Living Inside Myself, do canadense Gino Vannelli, um tema que ainda toca muito nas rádios.No show não faltarão os sucessos de sua carreira como Colombina, Fora Da Lei, Manoel, Vendaval, Tem Espaço Na Van e outros.
Sábado – 26/05
21h00 – Cesar Camargo Mariano & Madson McFerrin
Radicado nos Estados Unidos, Cesar Camargo Mariano retorna ao Brasil para se apresentar no Bourbon Festival de Paraty e no Bourbon Street com o “CCM Quarteto” que teve sua estreia em Milão e conta com a participação dos excelentes músicos Thiago Rabelo (bateria), Sidiel Vieira (baixo) e Conrado Goys (violão).Para estas apresentações, Cesar recebe como sua convidada especial a jovem cantora americana Madison McFerrin.
Madison traz em sua voz uma refrescante visão jazistica, unindo a “old soul” à moderna música popular americana. Formou-se no Berklee College of Music e, além de desenvolver sua própria carreira solo, atua como destaque na Spirityouall, banda liderada por seu pai, o consagrado vocalista de jazz, Bobby McFerrin. Com esta formação, apresentam um repertório de músicas brasileiras e americanas cheio de energia e swing.
22h30 – Vanessa Collier & Fred Sunwalk
Agora Fred Sunwalk traz ao Brasil a turnê com a saxofonista num show vibrante e eletrizante, Blues on Double. A mistura dos repertórios de Fred e Vanessa e a junção do sax com a guitarra, contagia e emociona os mais diferentes públicos. O show é recheado de Blues e Funk, mesclando clássicos do gênero e músicas autorais de ambos artistas. A banda é formada por Fred Sunwalk, guitarra e voz, Vanessa Collier, saxofone e voz, Alexandre Rodarte no baixo, Leonardo Rodarte na bateria, Paulinho Zambianchi na guitarra e Mateus Schanoski nos teclados.
No repertório, estão Love comes to town (versão de BB King), Talk to me baby (Elmore James), Five long years (Eddie Boyd), Snatching it back (Albert Collins). ais duas atrações que marcam as comemorações dos 10 anos do Bourbon Festival Paraty, o show de Vanessa Collier, a jovem saxofonista, compositora e cantora norte-americana, que mescla blues e rock e se apresenta com Fred SunWalk, que está entre os principais nomes do blues brasileiro contemporâneo. A dupla, que está em turnê pelos EUA, vem ao Brasil especialmente para essas apresentações.
24h00 – Blackalbino + Toni Tornado
Com corpo e presença de palco alucinantes, a performática banda paulistana Blackalbino volta ao Bourbon Street trazendo o melhor do soul e funk contemporâneo, nacional e mundial. Com inspiração em artistas como Screamin Jay Hawkins e Otis Redding, a banda formada por Alex Albino (vocais), Cisco Vasques (guitarra), Tomas Oliveira (baixo), Leonardo Rosa (bateria), Ray Izeppi (trompete) e Adriano Lil’Pen (sax), apresenta grandes clássicos e composições autorais, com ritmo e frenesi contagiantes, que não deixará ninguém parado.
Domingo – 27/05
21h00 – Stanley Jordan Trio
Em nova fase no Brasil, Stanley Jordan fez seguidas turnês com uma banda formada por músicos brasileiros do mais alto calibre. Com Ivan “Mamão” Conti (bateria), integrante do lendário grupo Azymuth, e o talentoso Dudu Lima no baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, Stanley alcançou um entrosamento e uma química mágica com o trio. Interpretando clássicos da música brasileira, standards de jazz e músicas próprias de Stanley, como Round midnight , Song for my father, A place in space, Steppin’ out, Blue in green, Vibes, , acabaram desenvolvendo um trabalho de altíssima qualidade que já foi comprovado em mais de 280 shows em solo brasileiro.
22h30 – Taryn Szpilman
Nascida no Rio de Janeiro, Taryn é a quinta geração de uma família de grandes músicos e maestros, como seu tio avô Wladislaw Szpilman, que teve a vida retratada no filme de Roman Polanski vencedor do Oscar, O Pianista, seu avô Waldemar Szpilman, parceiro de Heitor Villa Lobos , e seu pai Marcos Szpilman , maestro-fundador da Rio Jazz Orchestra, da qual ela é, atualmente, cantora e diretora artística. Há duas décadas se aprofunda na pesquisa e resgate do Jazz&Blues, desde as raízes históricas às suas principais vertentes como o rock clássico e a soul music, apresentando o seu espetáculo que conta a história destes estilos de forma cronológica desde os anos 20 aos anos 70, nos principais festivais destes gêneros anualmente, tornando-se a sua principal voz e intérprete no Brasil.
24h00 – Gary Brown
Gary Brown vai mostrar clássicos como: Mess Around, de Ray Charles, Iko Iko, de James Crawford, Barbara Hawkins, Rosa Hawkins and Joan Johnson, um verdadeiro hino de New Orleans; Fun Time, de Joe Cocker, e I like the way you move, de Earth, Wind and Fire. Também não faltarão homenagens à música brasileira que sempre gosta de apresentar em seus shows como: Palco, de Gilberto Gil. Sua banda é formada por: Mello Jr na guitarra, Cuca Teixeira na bateria, Ana Karina no baixo e Herbert Medeiros nos teclados. Estudou na escola de saxofonistas do lendário Edward “Kid” Jordan, seu grande mentor.
PALCO SANTA RITA
Sábado – 26/05
15h00 – John Wesley & Carlos Barbosa Lima
John Wesley – Violonista, compositor e cantor, já gravou com Helio Delmiro, Mauro Senise, Gilson Peranzetta,Marcos Lobo, Vanderley Pereira, dentre outros. Parceiro compositor de Geraldo Azevedo. Já se apresentou com Barbosa-Lima, dentre outros. Já se apresentou pelo Brasil e Europa. Radicado em Paraty, tem estilo musical ecletico, com sambas-afros, samba-jazz , sempre primando pela melodiosidade harmônica, e sedução rítmica.
16h30 – Orquestra Popular de Paraty
A Orquestra Popular nasceu da consciência de que a cidade de Paraty, com seu patrimônio musical riquíssimo, ainda conta com poucos projetos que consigam de fato se projetar fora da região. Ao compartilhar a preocupação com a preservação e a valorização da música local, três artistas radicados na cidade, o trombonista e arranjador Matias Capovilla, o saxofonista Jerome Charlemagne e o flautista Rogério Custodio, decidiram tirar proveito da presença de músicos de alta qualidade na cidade para formar uma banda que sirva de plataforma de execução e releitura desse maravilhoso patrimônio musical, além de oferecer releituras de obras da Musica Popular Brasileira.
Matias Capovilla: Arranjos e direção musical; Jerome Charlemagne: Saxofones, arranjos e direção musical; Rogério Custodio: Flautas e direção executiva; Edu Moreno Saxofone Soprano e Flautas, arranjos; Clecio Julio Braga – Trombone; Edson Silva – Bateria; Antonio Barker: piano; Rhandal Oliveira: Baixo e Jonathan Andreolli: Percussão. Participação especial: Bell Brazil e Jadson Fernandes (voz) e Carol d’Avila (Flauta, sax alto, voz)
18h00 – Rubem Farias convida Live Foyn Friis
Rubem Farias convida Live Foyn Friis, uma das grandes revelações do Nordic Jazz para show em do Bourbon Festival Paraty. O multi instrumentista, Rubem Farias, é um criador de música multi-talentoso e um verdadeiro mestre do contrabaixo. Ele também é um brilhante compositor e arranjador. Sua música traz uma nova e fresca declaração contemporânea.
A norueguesa Live Foyn Friis viveu e estudou na Dinamarca. A partir daqui, ela explodiu no palco internacional com seu tipo pessoal de indie-jazz. A crítica do Jazz Special foi, suavemente, entusiasmada com seu álbum, Live Foyn Friis com Strings, onde a seção de cordas se torna suavemente parte de seu som. Já o seu lançamento de estréia, Joy Visible, foi nomeado para Melhor Álbum de Jazz Dinamarquês no Danish Music Awards.
Domingo – 27/05
16h30 – Deep Funk Session
O Deep Funk Session é um grupo que se propõe a trabalhar as variações que a música africana teve no Brasil e nos Estados Unidos a partir da chamada “diáspora africana”, a dispersão do povo da África Central com a escravidão. Partindo de elementos fundamentais da música popular, criam diálogos com a música afro-brasileira, o jazz e, é claro, o funk. Formado por grandes músicos brasileiros, o grupo nasceu entre ensaios e apresentações do cantor/instrumentista Ed Motta, com o qual todos os membros já trabalharam. No repertório, versões em jazz-funk de standards famosos unem-se a cantos e melodias religiosas que remontam uma tradição de um Brasil pouco conhecido pelo grande público, com um sotaque vanguardista.
Sidmar Vieira – trompete/flughorn; Cássio Ferreira – saxofone/flauta; Leandro Cabral – piano/teclado; Robinho Tavares – baixo elétrico e Vitor Cabral – bateria/percussão
18h00: Andy Timmons & Sydnei Carvalho + Roberto Menescal
Lançamento do CD e DVD Bossa Hits, um projeto único em sua concepção e forma artística de expressão. Arranjado e produzido musicalmente por Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova, esse trabalho tem o aval e a genialidade de um dos maiores compositores e maestros ainda ativos da música popular brasileira. Como solista conta com o guitarrista norte americano Andy Timmons, um dos grandes nomes da guitarra instrumental do cenário mundial, e ao violão Sydnei Carvalho, reconhecido pela excelência de seu trabalho como músico e produtor.
O guitarrista americano Andy Timmons irá mostrar toda sua versatilidade, bom gosto e virtuosismo nessa apresentação. Parte do repertório será do DVD Bossa Hits, como Insensatez, Caminhos Cruzados, Garota de Ipanema. Bossa nova instrumental e cantada, fundindo o rock com a música brasileira em uma linguagem inusitada e refinada. Outra parte será o repertório de seu último CD “Theme from a perfect world”, entre outras composições conhecidas de sua carreira como a balada Cry For You. Para encerrar em alto astral, ele apresentará alguns clássicos dos Beatles onde canta e toca sua banda favorita.
Tudo isso acompanhado por um quarteto de músicos brasileiros de primeiríssima linha: Sydnei Carvalho – Violão; Carmen Carvalho – Voz e Violão; J Napoli – Contrabaixo e Andre Hernandez – Bateria.