Eventos

Curitiba Jazz Festival 2019

 

A quarta edição do Curitiba Jazz Festival acontece gratuitamente nos dias 14 e 15 de dezembro na Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético). Serão artistas de diferentes vertentes da música brasileira, do choro ao jazz, do blues ao samba-rock, além de feira de vinil com 35 expositores, bazar de economia criativa, espaço kids e praça gastronômica.

No sábado (14), a partir das 11h00, sobem ao palco Julião Boêmio, reconhecido cavaquinista e um dos nomes mais importantes do choro contemporâneo curitibano; o Lendário Chucrobillyman, projeto “one-man-band” do multi-instrumentista Klaus Koti; a banda paulista Bixiga 70, expoente da cena instrumental, que combina a música brasileira e latina com o afrobeat; a cantora Iria Braga, que retorna aos palcos de Curitiba após turnê na Argentina, na companhia do Cariguá Trio; e o percussionista Airto Moreira e a cantora Flora Purim. Airto e Flora serão acompanhados de Matheus Silva (bateria), Thiago Duarte (contrabaixo), Jeff Sabbag (piano), Emmanuel Bach (guitarra) e Helinho Brandão (saxofone).

Aos 78 anos, Airto segue sua trajetória como um dos mais importantes instrumentistas do mundo. Sua sonoridade genuinamente brasileira encontrou no jazz a melhor forma de expressão. O cantor e percussionista tocou ao lado de Miles Davis, Dizzy Gillespie, Chick Corea, Herbie Hancock, Paul Simon e Quincy Jones. Neste ano, lançou o disco “Aluê” (Selo Sesc), ao lado da esposa, a cantora Flora Purim. O disco foi gravado com músicos brasileiros em uma sessão ao vivo e contínua, bem ao seu estilo. Entre as atrações, o som fica por conta do projeto Petróleo, dos Djs Marky e Eduardo Brechó (fundador da banda Alafia).

 

 

Quem começa os trabalhos no domingo (15), é a Orquestra de Harmônicas de Curitiba, grupo formado em 1979 que recria clássicos da música brasileira e internacional tendo como base a gaita de boca (harmônica); na sequência, é a vez do renomado Mano a Mano Trio, formado pelos talentosos Glauco Sölter (contrabaixo), Sérgio Albach (clarinete) e Vina Lacerda (percussão); a programação segue com a flautista e arranjadora paulista Léa Freire, parceira de Joyce e de Jean Garfunkel. Ela se apresenta ao lado de Davi Sartori (piano), Denis Mariano (bateria) e Joel Muller (baixo). A programação segue com a black music antenada da paranaense Rubia Divino; por fim, a apresentação de João Triska na companhia da explosiva da banda Machete Bomb, com seu samba-rock-rap com direito a “cavaquinho distorcido”, encerra as apresentações do palco principal do Curitiba Jazz Festival 2019. O som durante as atrações fica a cargo do Funk You, projeto dos DJs Murillo Mongello e Schasko.

 

 

Sexta 13/12 – Abertura

21h00  – Los Desterros e Mumbai Express 

Los Desterros (Florianópolis)
nasceu com o desejo de pesquisar e se aventurar pela música latina e propõe um baile tropical, alegre e dançante com muita cumbia amazônica (la chicha), cumbias colombianas e peruanas, guitarradas paraenses, e clássicos da lambada baiana, além de outras surpresas. Tudo isso misturando o som de guitarras e contrabaixo conduzidas pela percussão cuidadosamente montada junto dos tambores africanos.

Mumbai Express
explora, através de composições autorais, ritmos nacionais e estrangeiros que vão desde o swing do funk ao peso do stoner rock. Teve seu primeiro registro em estúdio realizado no ano de 2015. Em 2018 lançou seu segundo álbum intitulado “Psicodelia Resiste”. A banda curitibana não vê barreiras para o seu som, tornando cada música uma mistura única de grooves e rítmos.

Local
Basement Cultural – Rua Benvindo Valente, 260.

 

 

Sábado 14/12

11h00 – Julião Boêmio
Julião Boêmio, cavaquinista curitibano, compositor e arranjador, reconhecido como um dos mais importantes do país no gênero instrumental, trabalhou com músicos como Paulinho da Viola, Tia Surica, Luizinho 7 cordas, Noite Ilustrada, Guilherme de Brito, Nelson Sargento, Humberto Araújo, Silvério Pontes, Altamiro Carrilho, Quinteto em Branco e Preto, e regional Época de Ouro.

13h00 – O Lendário Chucrobillyman​
Klaus Koti, artista visual e multi-instrumentista, nunca espera por apoio ou aprovação de terceiros para concretizar seus projetos. Ele se opõe ao conformismo e submissão sistêmicos ao demonstrar-se capaz de gravar, produzir, ilustrar, divulgar e distribuir seus próprios discos quase sem recurso ou assistência nenhuma.

15h00 – Bixiga 70​
Cris Scabello – guitarra, Cuca Ferreira – sax barítono, Daniel Gralha – trompete, Daniel Nogueira – sax tenor, Décio 7 – bateria, Douglas Antunes – trombone, Marcelo Dworecki – baixo, Mauricio Fleury – teclas e guitarra e Rômulo Nardes – percussão.

17h00 – Iria Braga & Cariguá Trio
Iria Braga (v0z), Fabio Cardoso (piano), Fernando Rivabem (bateria) e Sandro Guaraná (baixo).

19h00 – Flora Purim & Airto Moreira
Flora (voz), Airto (percussão) + Matheus Silva (bateria), Thiago Duarte (contrabaixo), Jeff Sabbag (piano), Emmanuel Bach (guitarra) e Helinho Brandão (saxofone).


Discotecagem – Petróleo
DJ Nyack​ & Eduardo Brecho

 

Domingo 15/12

 

11h00 – Orquestra Harmônicas de Curitiba​

 

13h00 – Mano a Mano Trio​
Sérgio Albach (clarinetes), Glauco Sölter (baixo) e Vina Lacerda (percussões)

15h00 – Lea Freire​

17h00 – Rubia Divino​
é cantora e compositora brasileira. Radicada no Paraná, a carioca de pé vermelho imerge artisticamente na música preta popular e suas misturas, ressignificando com olhos, ouvidos e coração a sonoridade, a memória e as sensações advindas da diáspora na ação da voz.

19h00 – Machete Bomb​ & João Triska
​Machete Bomb: Madu, Daniel Perim, Rodrigo Spinardi, Vitor Salmazo e Rodrigo Suspiro + João Triska

 

 

LOCAL

Praça Afonso Botelho

Rua Buenos Aires – Curitiba
Entrada gratuita