Uma cantata de natal com o Coral Ensaio Aberto, Grupo Cantos de Minas e Coral Recriavida, formando 80 vozes, com participação de Toninho Horta e a cantora lírica Eliseth Gomes, e o show 14 Bis Acústico são as atrações de encerramento do FIC – Festival Internacional de Corais 2023 – Pampulha 80 Anos. As apresentações, com entrada gratuita, serão realizadas no dia 23 de dezembro, a partir de 19 horas, no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha.
Toninho Horta e a cantora lírica Eliseth Gomes se juntam ao grandioso coral para interpretar três músicas favoritas do criador da Pampulha, Juscelino Kubitscheck: “Amo-te muito”, “É a ti flor do céu” e “Peixe Vivo”.
O grupo Cantos de Minas, formado pelo FIC, é composto por profissionais músicos, dançarinos e atriz. Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Corais de Natal pela Arena Minas em 2013, na Igrejinha da Pampulha. Participou de eventos à convite do governo de Minas no Dia de Minas, Semana da Inconfidência, e foi o grupo âncora do evento Vila dos Sonhos Coca-Cola realizado na Praça do Papa. A regência é do maestro Lindomar Gomes.
A participação da banda mineira 14 Bis no FIC Pampulha 80 Anos, está sintonizada com a proposta do Festival Internacional de Corais, uma vez que o quarteto mineiro é reconhecido e admirado por sua qualidade na harmonização das vozes e sua habilidade na utilização de instrumentos acústicos, além da beleza de suas canções.
Com mais de 40 anos de carreira, a banda 14 Bis emplacou vários sucessos, como “Planeta Sonho”, “Linda Juventude”, “Natural”, “Mesmo de Brincadeira”, “Canção da América”, “Nave de Prata”, “Caçador de Mim” e “Todo Azul do Mar”, faixas obrigatórias em qualquer apresentação. O show “14 Bis Acústico” inclui também canções menos conhecidas, mas que continuam nos corações dos fãs, entre elas, “A Qualquer Tempo”, “Pedra Menina”, “Vale do Pavão”, “Ciranda”, “Carrossel”, “Além Paraiso”.
O repertório abrange ainda composições mais recentes, como “Sonhando o Futuro” (Cláudio Venturini – Lô Borges) e músicas do grupo O Terço (“Queimada”, “Luz na Escuridão”), do Bendegó (“Onde o Olhar Não Mira”) e de Beto Guedes (“Sal da Terra”). O 14 Bis se apresentará neste FIC com a seguinte formação: Cláudio Venturini (vocal, violão e viola), Sérgio Magrão (vocal e baixo), Vermelho (vocal e teclados) e Hely Rodrigues (Cajon), mais a participação de Christiano Caldas nos teclados.