Série BH Instrumental: Juarez Moreira celebra 70 anos
Foto: Élcio Paraíso
O violonista Juarez Moreira recebe convidados especiais para a apresentação que acontece no dia 18 de maio, na Praça Floriano Peixoto, com acesso gratuito. Programação ainda soma show de abertura com o contrabaixista Kiko Mitre e banda.
O ano da Série BH Instrumental começa com uma grande festa na Praça Floriano Peixoto. O motivo é que 2024 é um marco importante para um dos maiores mestres da música mineira e brasileira, o violonista Juarez Moreira, que completou em fevereiro seus 70 anos de vida e mais de 50 dedicados à música e, ao longo deste ano, seguirá comemorando as efemérides. E é justamente na Série BH Instrumental, de graça, na praça, que ele inicia a circulação especial e outros projetos que, merecidamente, celebram sua existência e sua obra.
No dia 18 de maio, Juá, como é carinhosamente chamado, sobe ao palco com o show #JU Á70 reunindo, como faz na vida, uma turma de amigos para revisitar sucessos de carreira, enaltecer suas influências e apontar o que vem produzindo atualmente.
Antes da festa de um aniversariante especial, como é de costume, a Série BH Instrumental integra à sua programação abertura com artistas que vêm levando adiante o bom nome da cena instrumental mineira, selecionados por meio de edital público. Nesta edição, uma conexão especial se dará porque é o contrabaixista Kiko Mitre, companheiro há mais de 30 anos na banda de Juarez, que faz sua estreia autoral no nosso palco, com o show “Andaluzia”.
A Série BH Instrumental é uma realização da Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de seus mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores.
ESPECIAL JUAREZ MOREIRA 70 ANOS
Iniciando de forma inédita e exclusiva as comemorações pelos seus 70 anos na Série BH Instrumental, Juarez convida para um show especial e de grande conexões, amigos e mestres que fizeram e fazem parte de sua trajetória.
Nesse palco festivo estarão Toninho Horta, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Egberto Gismonti, mestres que se destacam em tantas parcerias em sua carreira, o irmão Celso Moreira, também grande guitarrista, o flautista Mauro Rodrigues, os saxofonistas Chico Amaral e Cléber Alves, o violonista Alexandre Gismonti, além do contrabaixista Kiko Mitre e os bateristas Lincoln Cheib e André “Limão” Queiroz, que são fiéis companheiros e a base dos grupos de Juarez. Será, por tanto, uma grande festa de música e encontros, para celebrar e ficar na memória.
Para o repertório, Juá aposta na sua versatilidade, marcada por sua sonoridade jazzística e mineira, e inclui arranjos para composições de seus grandes influenciadores na música brasileira, como Tom Jobim, Luiz Bonfá, Pixinguinha, Luiz Eça, além, claro, de suas próprias composições de grande sucesso, como o “Baião Barroco” e “Você Chegou Sorrindo”.
Abertura com Kiko Mitre
A abertura da noite de festa na Praça Floriano Peixoto ficará a cargo do contrabaixista Kiko Mitre, selecionado para a programação por meio do Edital Série BH Instrumental 2024, na categoria Circulação. A escolha para a escalação de Kiko para abrir edição comemorativa não é aleatória. Agora, depois de 40 anos acompanhando diversos artistas em palcos, projetos e discos de destaque na cena instrumental mineira, Kiko lança seu primeiro trabalho autoral em disco e em show, intitulado “Andaluzia“.
De toda sua trajetória, mais de 25 anos está ao lado justamente de Juarez Moreira, em todas as diversas formações de seus grupos e nos registros fonográficos. É, portanto, também uma homenagem à sua estrada levá-lo ao palco da Série BH Instrumental para estrear em praça pública seu projeto pessoal, que marca um momento tão importante para sua carreira e para sua identidade musical.
No show “Andaluzia”, Kiko Mitre estará acompanhando de um time e tanto. A começar por Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (bateria), suas sobrinhas que honram o bom nome da família Mitre na música. Os violões e guitarras ficam a cargo de Lucas Telles e Fernando Macedo. No repertório estarão as canções lançadas em disco e suas versões para composições de Luísa Mitre e Lucas Telles.
Série BH Instrumental
Realizado pela Veredas Produções, há mais de 15 anos, com idealização da produtora cultural Rose Pidner (in memoriam), o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar, difundir e circular na capital mineira a música popular instrumental apresentada pelo país e pelo mundo. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, estimulando o acesso e a aproximação dos cidadãos a estilos mais diversificados.
Vem ocupando, prioritariamente, a Praça Floriano Peixoto desde sua revitalização, em 2010. Praças, parques e teatros públicos das cidades de Betim e Contagem também são contemplados pelas ações itinerantes da Série BH Instrumental. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores.