Jazz News

Pimenta Jazz Trio lança seu disco de estreia

Composto por Guilherme Pimenta (violino, violino barítono, viola de arco e rabeca), Pablo Arruda (contrabaixo acústico) e Daniel Ganc (violão), o Pimenta Jazz Trio lançou nas plataformas digitais o seu disco de estreia, homônimo, através do selo Kuarup. O repertório do álbum é formado por cinco faixas de autoria de Guilherme e mais três interpretações de clássicos da música popular brasileira e dois standards de jazz.

A fusão única de estilos que incluem desde o coco e samba até o choro e jazz cigano, a combinação acústica dos instrumentos, aliada ao refinamento, criatividade e virtuosismo dos músicos, trazem autenticidade ao Pimenta Jazz Trio. O grupo proporciona uma experiência musical que dá a sensação de uma riqueza sonora muito além dos instrumentos presentes.

Criado em 2017, o trio já conquistou prêmios como o de melhor grupo no II Festival de Música do Zimba, se apresentou em festivais pelo Brasil, lançou em 2018 a websérie “Levando Som“, além de ter realizado no ano seguinte, uma extensa turnê pela Europa, passando por países como Suíça, Alemanha e Holanda.

Guilherme Pimenta é violinista e compositor mineiro radicado no Rio de Janeiro desde 2014. O músico vem se destacando na cena instrumental por trazer seu instrumento para o contexto da improvisação e da música popular. Guilherme já se apresentou como solista convidado por grupos como Conjunto Época de Ouro, Geraes Big Band e Orquestra de Sopros da Pró Arte, além de ter tocado na Europa, Estados Unidos e América Latina.

Vencedor de vários concursos, recentemente Guilherme foi premiado em Belo Horizonte na 23º edição do BDMG Instrumental, um dos prêmios mais importantes do Brasil nessa categoria. Em sua discografia estão o EP “Violino na Roda” (2018), os discos “Catopê” (2019), “Tamojunto” (2022) e “Só” (2023).

Também em 2024, além de seu 4º disco como solista pelo tradicional selo Kuarup, Guilherme lança um álbum de partituras com seus arranjos para violino solo e no fim do ano, e também irá concluir seu doutorado em música pela UNIRIO. Na área didática, o violinista se dedica há vários anos ao ensino do violino popular e recentemente, trabalhou como professor substituto de violino na UFRJ.

 

 

FICHA TÉCNICA

Guilherme Pimenta (violino, violino barítono, viola de arco e rabeca)
Pablo Arruda (contrabaixo acústico)
Daniel Gacn (violão)

 

REPERTÓRIO

Chiclete com Banana (Gordurinha) – samba
Take Five (Paul Desmond) – jazz
Miles na Lapa (Guilherme Pimenta) – samba jazz
Não tinha ninguém (Guilherme Pimenta) – choro
Hermeto 85 (Guilherme Pimenta) – baião / ijexá
Armando’s Rhumba (Chick Corea) – salsa
Moacir no Jobim (Guilherme Pimenta) – bossa nova
Miss Teba (Hamilton de Holanda) – jazz manouche
Sebastiana (Rosil Cavalcanti) – côco
Arrasta-pé no mato (Guilherme Pimenta) – forró

Gravado no estúdio Frigideira no bairro da Glória (Rio de Janeiro).
Produção musical e arranjos: Guilherme Pimenta