DestaqueJazz News

Circuito Instrumental n’A Autêntica

Com o objetivo de fomentar e homenagear a cena da música instrumental brasileira, o Circuito Instrumental chega a sua terceira edição e traz os artistas Adriano Campagnani, Pascoal Meirelles, Daniel Santiago, Lívia Mattos, Lucas Estrela, Un Autre Chat, Refinaria, Dudu Lima Trio, Quarteto Con Alma +1, ATR e Hammond Grooves que prometem dar continuidade ao sucesso do projeto que deixa de acontecer apenas na cidade de Belo Horizonte, como nas duas primei-ras edições, partindo para outros grandes polos mineiros levando cultura e boa música a novos públicos.

Nesta edição, o Circuito Instrumental, além da capital, percorre pelo interior do Estado, levando também as cidades de Ouro Preto, Juiz de Fora e Itabirito outras vertentes do instrumental co-mo a música do Pará com Lucas Estrela (PA), que traz fortes influências da música latina e do carimbó, a música instrumental experimental e contemporânea do ATR (SP), toda a versatilidade da música da acordeonista e compositora Lívia Mattos (BA), além do novo trabalho solo de Daniel Santiago (DF), integrante do grupo Teatro Mágico.

PROGRAMAÇÃO

Pascoal Meirelles, Adriano Campagnani, Hammong Grooves, Daniel Santiago e Lucas Estrela.

 

22/11 – Quinta

Pascoal Meireles
Baterista, arranjador e compositor brasileiro, graduou-se pela Berklee College of Music. Consagrado no meio musical, atua com grandes artistas da música brasileira – entre eles, nomes como Paulo Moura, Ivan Lins, João Bosco, Tom Jobim, Elis Regina, Toninho Horta e Gonzaguinha. Fundador do grupo instrumental Cama de Gato, possui também uma carreira solo bem-sucedida com dezessete CDs e dois DVDs lançados. Atualmente, está em tour lançando o seu mais recente trabalho autoral denominado Marés, já disponível em todas as plataformas digitais. Todas as composições e arranjos são do próprio Pascoal Meirelles.

Hammond Grooves 
Com mais de 10 anos na cena brasileira, Hammond Grooves é uma banda que se dedica aos grandes nomes e tradições do Órgão Hammond. Neste clássico formato do Jazz Organ Trio (composto por Daniel La Torre no hammond, Daniel Daibem na guitarra e Wagner Vasconcellos na bateria) os caras do Hammond Grooves transcendem o próprio espectro e juntam ao seu jazz autoral influências brasileiras e de estilos como o Blues e o Rock. Ou seja, um verdadeiro universo de timbres e de cultura que emana de cada show, de cada uma das quentes válvulas do Hammond. Os Shows, aliás, são sempre regados de curiosidades ferventes do mundo do jazz.

23/11 – Sexta

Adriano Campagnani
É contrabaixista, compositor e arranjador nascido em Belo Horizonte e já conta com mais de 20 anos dedicados à música, em especial ao contrabaixo elétrico. Crescendo no berço da música mineira, e seu nome já circulando no mercado musical, Adriano é sempre convidado a tocar com nomes do movimento “Clube da Esquina”. Entre os artistas que ainda acompanha em turnês pelo país estão Beto Guedes e Flávio Venturini. A versatilidade do contrabaixista fez com o que ele sempre estivesse na estrada ou em estúdio com artistas de vários gêneros: Pop, Rock, Jazz, Soul, Cubana, Africana e, principalmente, Brasileira.

Daniel Santiago 
Artista reconhecido internacionalmente, violonista, guitarrista, compositor e produtor musical, Daniel teve seu primeiro contato com a música aos sete anos de idade, sofrendo influências que vão do choro ao jazz, da mpb ao rock. Com 20 anos de carreira, contribuiu com alguns dos maiores nomes da música Brasileira como Milton Nascimento, João Bosco, Hamilton De Holanda, Hermeto Pascoal, além de artistas internacionais como Lee Ritenour, Gregoire Maret, Cassandra Wilson, dentre outros. Possui 3 álbuns solo lançados nos EUA e participou de diversas gravações como produtor, instrumentista e arranjador. Ao Lado de Hamilton de Holanda recebeu prêmios e indicações importantes no Brasil e nos EUA, além de terem se apresentado em alguns dos principais festivais internacionais e nacionais.

Refinaria 
O grupo Refinaria nasceu em 2003 da definição da própria palavra que lhe intitula: lugar no qual se refina. Desde então o grupo vem fazendo releituras para grandes clássicos da música brasileira e internacional, sempre com arranjos refinados e surpreendentes. Em 2014 o grupo gravou o seu primeiro CD com roupagens novas para clássicos como Samba da benção, Killing me softly, Cold, cold heart e muitos outros. Sempre buscando novos desafios e inspirações, o Refinaria agora lança um novo projeto, interpretando grandes clássicos da Black Music americana e também brasileira da década de 1960 e 70, trazendo no seu repertório grandes compositores . O grupo é formado por Barral Lima no Baixo, Pedro Crivellari na Bateria, Egler Bruno na Guitarra, Marcus Nogueira nos Teclados, e nos metais Danilo Mendonça Trombone, Marcos Lima no Trumpete e Breno Mendonça no Sax e promete agitar a noite com muito swing e música de altíssima qualidade.

24/11 – Sábado

A T R
É um projeto de música instrumental que mescla dançantes vertentes do rock e da música eletrônica como house music e synthwave. Sob a formação de Eduardo Porto (bateria, spd-sx e samples), Juliano Parreira (baixo e sinthbass), Gustavo Koshikumo (guitarra e sintetizador), o show apresenta um repertório com inovações em arranjos, timbres e estruturas, com músicas inéditas e também revisitando os 4 discos lançados anteriormente. Os habituais instrumentos são trocados por uma formação com dois sintetizadores e bateria eletrônica que, em composição com os efeitos sonoros e visuais, garantem um espetáculo vibrante.

Lucas Estrela 
Direto do Pará, Lucas Estrela, apresenta em BH “Farol”, seu segundo disco solo que traduz para o mundo um entendimento particular dos pilares da música paraense e deixa uma importante marca na renovação da criativa cena local amazônica através da utilização de elementos distintos, como tecnoguitarrada e eletrocarimbó. Inovador, divertido, pop e com alto nível instrumental, o disco “Farol” (Natura Musical) já nasce com força própria. Com direção artística de Felipe Cordeiro, o guitarrista mostra ter atingido uma dicção musical própria. Bem servido de elementos percussivos, Estrela quase sempre contrapõe guitarras de timbragem oitentista aos sintetizadores assanhados do popular tecnobrega. Assim como no disco de estreia, Sal ou Moscou (2016), as composições exalam respeito às influências regionais, que não ficam em segundo plano diante da sequência de experiências sonoras promovidas no novo disco.

A AUTÊNTICA

 R. Alagoas, 1172 – Savassi
Ingresso: R$ 20,00 (Inteira) e  R$ 10,00 (Meia)
Horário: a partir das 22h00