Nailor Proveta e Toninho Ferragutti => Espelho do Som
Os músicos, ambos nascidos no interior do estado de São Paulo, tocaram juntos pela primeira vez no final da década de 1980, em uma gravação de um jingle publicitário. “Logo que fizemos uma frase juntos um olhou para o outro com surpresa e percebemos que, sem combinar, tínhamos articulado a frase da mesma maneira”, conta Ferragutti. E completa, “Proveta me disse que o pai dele, tocava acordeom e, para nossa surpresa, eu lhe disse que meu pai tocava sax”.
Repertório
O repertório reúne músicas inéditas de Toninho e Proveta, em seus respectivos instrumentos. Cada um se espelha na ancestralidade do outro, nas recordações comuns, na experiência de carreiras intensas e, principalmente, na musicalidade sensível e extremamente competente que fazem destes dois artistas verdadeiros pilares musicais contemporâneos:
Bagualina (Toninho Ferragutti), QuarenteMa 6 (Toninho Ferragutti) , Valsa do Minuto (Nailor Proveta), QuarenteMa 15 (Toninho Ferragutti), Um baile com Seu Geraldo e Eufrozina (Nailor Proveta), QuarenteMa 31 (Toninho Ferragutti), Pai Nosso (Nailor Proveta), QuarenteMa 28 (Toninho Ferragutti), Para Edson Alves (Nailor Proveta) e Gafieira com o Ferragutti (Nailor Proveta).
Os arranjos e a produção musical do projeto são assinados pelos dois músicos. O disco foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Riviére (Ribeirão Preto – SP), por Thiago Monteiro. A produção executiva é de Gisella Gonçalves (Borandá Produções) e a pintura da capa é assinada por Cinthia Camargo. O projeto foi viabilizado pelo ProAC 2020, para gravação e lançamento de disco inédito.
Os Artistas
Toninho Ferragutti é músico, compositor, arranjador e possui uma extensa participação em centenas de cds e shows de artistas importantes no Brasil e no exterior. Tem mais de 12 álbuns solo e em parceria, com indicações ao Grammy Latino, Prêmio Tim e Prêmio Governador do Estado de São Paulo, pelo seu trabalho apresentado no decorrer do ano de 2011. Foi vencedor do 28º Prêmio da Música Brasileira (2017) na categoria Música Instrumental, como Melhor Solista. Possui músicas gravadas pela Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo OSESP.
Nailor Proveta ocupa lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil. Aprendeu as notas musicais antes das letras do alfabeto. Aos dezesseis anos de idade, já integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca e, hoje, lidera a conhecida Banda Mantiqueira e atua intensamente nos estúdios de gravação como instrumentista e arranjador, tendo participado de centenas de gravações dos mais importantes artistas brasileiros.
ESPELHO DO SOM
Borandá Produções – 10 faixas