O projeto de Mônica Salmaso, com o pianista e maestro Nelson Ayres e o flautista e saxofonista Teco Cardoso, é um passeio pelo cancioneiro popular, num garimpo de canções de sonoridade delicada, quase camerística. Segundo Mônica, o projeto surgiu espontaneamente, depois de uma temporada de shows.
“Estávamos saindo do projeto Noites de Gala, Samba na Rua, quando apareceu um convite para um show com formação reduzida. Eu e o Teco pensamos em convidar o Nelson e fazer este trio. Logo no primeiro ensaio, ao invés de adaptarmos os arranjos do repertório que estávamos fazendo por dois anos, novas músicas começaram a aparecer, resultado deste encontro. Ao final de um ano com este trio fazendo shows esporádicos, eu percebi que este trabalho resumia a expressão “Alma Lírica Brasileira” que eu sempre escutei sobre meu trabalho desde que comecei. Percebi que este trabalho era o que eu queria dizer. Assim chegamos ao disco”, conta a cantora.
O repertório traz músicas do universo lírico da música brasileira, tais como a “Melodia Sentimental” (Villa Lobos), e “Promessa de Violeiro” (Raul Torres e Celino) entre outras. Neste show especialmente produzido para a projeção do DVD dirigido por Walter Carvalho acontece a interação entre as músicas apresentadas ao vivo e as filmadas, brincando com a possibilidade da cantora e os músicos interagirem com eles próprios numa linguagem poética que lapida canções como “Lábios Que Beijei” (J. Cascata/Leonel Azevedo), “Derradeira Primavera” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), “História de Lily Braun” (Chico/Edu Lobo), “Meu Rádio e Meu Mulato” (Herivelto Martins).
Dirigido por Walter Carvalho e filmado em PB o DVD foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira. Rara oportunidade para conferir o sensível resultado do trabalho conjunto de Mônica Salmaso e Walter Carvalho.
Rua Quintino Bocaiúva 22 – Sé – 1º andar
T 11 3052 0547
reservas@casadefrancisca.art.br
info@casadefrancisca.art.br