Cubano nascido em Havana, Nestor Lombida é reconhecido pelo trabalho de indiscutível primor à frente da regência da Big Band Palácio das Artes, da qual é um dos criadores. Formou-se em música pela Escuela Nacional de Arte (Cuba), onde também lecionou, e atualmente é professor de Arranjo e Improvisação no CEFAR.
Big bands são um formato referencial no jazz. Em linhas gerais, é um grupo que agrega dez ou mais músicos, usualmente pelo menos três trompetes, dois ou mais trombones, quatro ou mais saxofones, e uma cozinha rítmica formada por uma combinação de piano, guitarra, contrabaixo e bateria. Tradicionalmente, está relacionada com a música voltada para os bailes e para a dança, a chamada Era do Swing do jazz, que remonta aos anos 1930 e 1940, mas foi além, ‘contaminando’ diversas outras linhagens do gênero, do cool ao free jazz.
Uma das marcas dos grandes clubes de jazz espalhados pelo mundo é o fato de possuírem uma chamada ‘banda da casa’, ou seja, um grupo de músicos ‘residentes’ que possui uma agenda de encontros fixos com o público. Trata-se de uma espécie de tradição no gênero, e se o espaço puder abrigar uma big band, melhor ainda. Inspirado por esta ideia, Bruno Golgher, dono do Clube de Jazz do Café com Letras, resolveu montar a Big Band do Clube, reunindo semanalmente alguns dos melhores músicos da cidade para se apresentarem em seu novo empreendimento.
O grupo, que já atua promovendo residências artísticas para músicos, artistas, compositores e arranjadores, agora também passa a se apresentar às terças-feiras, quinzenalmente, no Clube de Jazz, executando standards de jazz, samba-jazz e músicas mineiras. No repertório, o público poderá esperar versões especiais de “The Chicken”, de Alfred “Pee Wee” Ellis, “The Four Sleepers”, de Don Grolnik“, “Cravo e Canela”, de Milton Nascimento, “Estamos Aí”, de Maurício Einhorn além do trabalho autoral de seus membros e colaboradores.
A apresentação será com um repertorio de música brasileira, standard norte-americanos, cubana com um toque de latim jazz.
Rua Antônio Albuquerque, 47 – Funcionários