Marien Calixte Jazz Music Festival => Vitória
É um festival de música instrumental que reunirá em Vitória, onde Marien viveu, grandes nomes da música instrumental capixaba e nacional, para uma grande celebração musical de acesso público. Com intervenções musicais, shows para o público infantil e adulto, de forma sustentável e criativa, o Festival é uma grande homenagem ao icônico trabalhador cultural que atuou no jornalismo, na rádio, literatura, pintura e na música, especialmente no Jazz, comandando um programa de rádio por 52 anos ininterruptos, chamado “O Som do Jazz” na capital do Espírito Santo.
Por mais de cinco décadas, Marien Calixte dedicou-se à literatura, ao jornalismo, ao rádio, à pintura e à música. Publicou duas dezenas de livros, entre biografias – como do músico Maurício de Oliveira e do ex-governador Florentino Avidos -, ficções e poesias. Carioca do Méier, nasceu em 20 de outubro de 1935 e radicou-se no Espírito Santo aos dez anos de idade. Faleceu no dia 25 de dezembro de 2013, em Vitória.
Sexta – 18 de outubro
18h00 – Banda da Polícia Militar do ES
Com sua forma versátil de se apresentar e seus ritmos variados a Banda preenche espaços no cenário musical por já ter se apresentado em diversos festivais e acompanhado cantores nacionais e internacionais. Atualmente, é destaque no País sendo conhecida em outros estados como uma Banda diferente que inova os contextos tradicionais.
19h20 – Tocata Brass
É formado por seis mulheres, coordenadas pelo prof. Marcelo Rodrigues, que se conheceram na Faculdade de Música do ES (Fames) e formaram o grupo para experimentações musicais. Entre suas apresentações, já tocaram no Festival de Santa Teresa, um dos mais importantes do estado.
20h40 – Duo Finlândia
Duo Finlândia, formado pelo argentino Mauricio Candussi e o brasileiro Raphael Evangelista, em 2010, vem com um jazz sofisticado fusionado com ritmos latino-americanos, misturando o violoncelo com o acordeão, teclado e sons eletrônicos. Com cinco CD´s lançados, o duo tem prêmios acumulados e já tocou em 19 países.
22h00 – Afonso Abreu Trio + Colibri
Afonso Abreu chega no nosso festival com um show em homenagem à Marien Calixte. No repertório, clássicos do jazz, gênero musical favorito de Marien, fonte de pesquisa e conteúdo para seu programa de rádio “O Som do Jazz”, que ficou no ar por mais de 50 anos nas rádios capixabas. Se juntam à Afonso Abreu no palco os músicos Pedro de Alcântara (piano) e Marco Antonio Grijó (bateria), além do convidado especial Ailton Paulo “Colibri”. (saxofone).
Sábado – 19 de outubro
18h00 – Batida Diferente + Joyce Rodrigues
O Quarteto foi criado em 2018 por quatro amigos com objetivo de divulgar e difundir a música instrumental brasileira e internacional. Formado por Ailton Júnior (Trompete), Jean Ferreira (Baixo), Allyson Silva (Bateria) e Willian Roberto (Guitarra), quatro músicos da nova geração, que vêm construindo a carreira musical com significativas experiências artísticas. No Festival o show conta com a participação de Joyce Rodrigues no violoncelo. ⠀
19h20 – Alexandre Borges Quinteto
O grupo tem shows realizados dentro e fora do país com influência dos grooves e as harmonias do smooth jazz, do jazz fusion e da MPB. Acompanhado dos músicos Hugo Maciel (baixo), Alexandre Matos (teclado), Sérgio Rouver (saxofone) e Mazinho Lima (bateria/percussão), Alexandre Borges promete um show dinâmico, técnico e dotado de muitos improvisos, expressando a virtuosidade de cada músico e representa, com muita qualidade, o cenário da música instrumental moderna.
20h40 – Jonathan Ferr
Vem lançar seu trabalho Trilogia do Amor, depois de passar pelo Rock In Rio 2019. Virtuoso pianista jazz, carioca, tem se destacado na cena instrumental, propondo uma sonoridade inovadora que ele chama de Urban Jazz. Funde a classe e a liberdade do jazz com a arte contemporânea produzida nas ruas, fora das salas de concerto, misturando Jazz com hip hop, neo soul e Eletronic Music.
22h00 – Hermeto Pascoal
Hermeto dispensa apresentações. Considerado um dos maiores gênios da música mundial, é multi-instrumentista, toca teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e uma infinidade de instrumentos ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém a mesma tradição desde os anos 70.
Malê Dixieland – Sexta e sábado – Intervenções
Malê Dixieland vai te surpreender durante o nosso Festival. Essa juventude está preparando um som incrível, sob o comando do Maestro Eduardo Lucas. Atrás dela só não vai quem já morreu! A apresentação será itinerante nos dois dias do Festival e o público será a grande tônica dessa contagiante apresentação.
Local: Praça Therezinha Grecchi
Av. Pres. Costa e Silva – Republica, Vitória – ES