Eventos

Neymar Dias Trio lança ‘Solar’ nesse Domingo

Nesse domingo, dia 11 de maio, às 18 horas, que o palco da Sala Crisantempo receberá os músicos Neymar Dias (viola caipira), Vana Bock (violoncelo) e Pedro Gadelha (baixo acústico), no espetáculo de lançamento de Solar (Borandá), álbum que acaba de chegar nas plataformas. O show faz parte do Projeto SP Sonora – Trilogia Instrumental, que já levou ao palco Paulo Bellinati Trio Toca Garoto e Toninho Ferragutti lançando QuarenTemas.  

Com arranjos sofisticados e uma sonoridade envolvente, Solar se destaca pela harmonia entre os instrumentos e pelo diálogo fluido entre os músicos. O álbum é uma experiência sensível e inovadora, que reafirma a versatilidade da viola caipira e sua capacidade de transitar por múltiplos universos musicais.

 

 

Músico, compositor, regente, arranjador e produtor, Neymar Dias  formou-se em composição e regência pela FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado. Integrando, por mais de 18 anos, orquestras respeitadas como a OSUSP e a Experimental de Repertório, o músico paulistano sempre atuou com excelência como contrabaixista tanto na música erudita quanto na música popular.

Possui seis CDs em sua discografia e, junto com Toninho Ferragutti, foi indicado ao Grammy Latino 2014 com o CD “Festa na Roça“. Como compositor, arranjador e músico de estúdio, atua inclusive ao lado de importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Mônica Salmaso, Ivan Lins, André Mehmari, entre outros. Realizou longa turnê pelos EUA com o renomado músico Brandford Marsalis e sua orquestra de câmara. Tem um concerto composto para viola caipira e orquestra, com a qual foi solista convidado da Orquestra de Câmara da USP e das Sinfônicas de São José dos Campos e Santo André. Seu trabalho mais recente, o CD “Neymar Dias ‘feels’ Bach“, em que traz transcrições de Bach para viola brasileira, foi lançado em 2017.

Paulistana, Vana Bock especializou-se em violoncelo e música de câmara na Academia Ferenc Liszt (Budapeste- Hungria). Participa ativamente de diversas formações camerísticas, transitando entre a música de concerto e a música popular. É integrante do Quadril Quarteto de Cordas,  Duo Imaginário, além de trabalhar com os pianistas Daniel Grajew, Júlia Tygel e Erika Ribeiro. Gravou com importantes nomes da MPB como Dori Caymi, Renato Braz, Celso Viáfora, Fabiana Cozza, Xênia França e Mônica Salmaso.

Foi violoncelista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Jundiaí e tocou por mais de 10 anos na Orquestra Jazz Sinfônica. Desde 2009 é professora na EMESP e atua como violoncelista da OSUSP desde 1998. Em 2020 concluiu seu mestrado em Artes (Performance), no Programa de Pós-Graduação de Música (ECA- USP). Em 2021, fez parte do movimento de criação da Abracello (Associação Brasileira de Violoncelistas).

Contrabaixista natural de Recife, Pedro Gadelha é formado pelo Conservatório Pernambucano de Música, Universidade de São Paulo (USP) e Academia Karajan da Filarmônica de Berlim. Atuou em diversas orquestras no Brasil e na Europa, incluindo a Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim e Orquestra Gulbenkian. Como solista, apresentou-se com importantes orquestras brasileiras e participou de festivais internacionais como Aix-en-Provence e Schleswig-Holstein. Professor da Academia de Música da Osesp e da EMESP Tom Jobim, ministra masterclasses em instituições renomadas no Brasil e no exterior. Além da música erudita, colabora com artistas populares como Arrigo Barnabé e Neymar Dias.

TRIO

Parceiros de longa data, o trio vem desenvolvendo esse projeto há dois anos, explorando novas possibilidades sonoras e expandindo as fronteiras da música instrumental brasileira. Conhecido por inserir a viola em diferentes contextos, de orquestras a quartetos de cordas, Neymar Dias conduz o instrumento além de seu papel tradicional, sustentando a base harmônica enquanto o violoncelo e o baixo passeiam por melodias ricas e expressivas. O resultado é um disco que se aproxima de “canções instrumentais”, fugindo da estrutura clássica do gênero, que geralmente privilegia temas seguidos de improvisos. “As músicas têm uma forma mais definida, quase como uma canção, com aquele apelo popular que está no ouvido das pessoas“, explica Neymar.

 

SERVIÇO

Data e horário: dia 11 de maio, às 18 horas
Local: Sala Crisantempo
R. Fidalga, 521 – Vila Madalena, São Paulo
Tel: (11) 3814.2850
Entrada gratuita