O talentoso sax da chilena Melissa Aldana
Luiz Orlando Carneiro, Jornal do Brasil, 14/05/2016
A chilena Melissa Aldana – nascida em Santiago, formada no Berklee College of Music de Boston, e radicada em Nova York – reafirma os dotes excepcionais já exibidos no CD Melissa Aldana & Crash Trio (Concord jazz), de 2014. No ano anterior, ela vencera a competição anual do Thelonious Monk Institute of Jazz – o mais importante concurso aberto a jovens músicos de talento, em busca de renome.
Em Back Home, ela assina quatro das nove peças do menu: Alegria (5m10), Before you go (5m50), Time (4m55) e a faixa-título (6m40). Logo na primeira, a tenorista conquista o ouvinte com suas divagações melódicas flutuantes, surpreendentes, à la Mark Turner. Na faixa-título (a última do disco), ela celebra o legado do grande Sonny Rollins.
O baixista e o baterista mantêm interação constante com a líder, e colaboram com duas peças cada um. Menares escreveu Desde la lluvia (7m10) e En otro lugar (5m50); Rueckert é o autor de Obstacles (6m45) e Servant#2 (7m05). Melissa Aldana escolheu apenas um standard para o seu novo CD: a balada My ship (3m), de Kurt Weil.