Pó de Café Quarteto – Amérika
Amérika é o novo disco do Pó de Café Quarteto. O segundo CD do grupo de Ribeirão Preto (SP), que desde 2008 contribui para manter ativa a cena do jazz e da música instrumental no interior de São Paulo, é todo autoral e traz oito composições assinadas pelos integrantes do grupo. O disco apresenta um Pó de Café Quarteto mais percussivo e explorando novos horizontes musicais.
Fusões do jazz contemporâneo com a música latina, caribenha, africana e brasileira marcam as composições do grupo, que ganhou dois novos integrantes. Formado por Bruno Barbosa (contrabaixo), Marcelo Toledo (saxofone) Duda Lazarini (bateria), Murilo Barbosa (piano elétrico), o Pó de Café passou a contar com a percussão de Neto Braz e o trompete de Rubinho Antunes.
O título Amérika e a capa do disco já funcionam como guias de viagem para o ouvinte. Basta ouvir músicas como El Comandante, jazz com gosto caribenho do baixista Bruno Barbosa, Tango, composição do trompetista Rubinho Antunes e Angostura, do pianista e arranjador Murilo Barbosa, para entender o roteiro de viagem proposto pelo som do Pó de Café Quarteto e embarcar rumo à Amérika.
Bruno Barbosa, baixista, compositor e fundador do grupo, explica o som atual do Pó de Café Quarteto. “No Amérika fica muito claro que gostamos de improvisação, mas não de grandes abstrações musicais. As ideias de grooves, linhas de baixo, acordes ostinato, riffs, foram guiando o trabalho, e talvez elas sejam parte de uma estética do Pó de Café, se é que ela existe. Quem ouviu o primeiro disco vai nos reconhecer nesse CD também, pois os temas são bem melódicos, composições bem claras e estruturadas, mas as diferenças aqui são os grooves mais ácidos, com a adição da percussão e do piano elétrico, o que nos deu inspiração para algumas improvisações mais ousadas e maiores possibilidades de textura sonora”.