Vijazz & Blues traz Hamilton de Holanda e Thiago Delegado
Dois grandes nomes da música instrumental brasileira, Hamilton de Holanda e Thiago Delegado, são os convidados para a estreia do Circuito Vijazz & Blues Festival 2024, que este ano comemora sua 17ª edição. O show de lançamento do Vijazz & Blues com Hamilton de Holanda Trio e Thiago Delegado e a Delegascia será no dia 23 de agosto de 2024, a partir de 20 horas, na Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, Belo Horizonte).
Bandolinista de prestígio internacional, o carioca Hamilton de Holanda começou sua carreira aos seis anos de idade, como um prodígio do bandolim. Hoje, a música que ele cria transcende os gêneros e é apresentada em diferentes cantos do planeta: como convidado de Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincoln Center Orchestra (Nova York, EUA), nos Festivais Rock, no megashow de Dave Mathews Band, nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, nos nobres museus como o Smithsonian, em Washington (EUA) e o Grand Palais de Paris, até no Carnaval carioca.
Hamilton foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro (Brasília, 1997) e idealizou a petição ao Congresso para conceder ao Choro um Dia Nacional. Reinventou o tradicional bandolim de oito cordas adicionando um par de cordas graves afinadas em Dó; esta inovação, combinada com os solos rápidos, contrapontos e improvisações, tem inspirado as novas gerações a estudar o bandolim de 10 cordas.
Hamilton dividiu o palco ou gravou com Wynton Marsalis, Chick Corea, The Dave Mathews Band, Coldplay, Paulinho da Costa, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Richard Galliano, John Paul Jones (Led Zeppelin) e Bela Fleck, entre outros. Hamilton é vencedor de vários Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz, Choc, além de inúmeras indicações.
Hamilton de Holanda Trio
é o resultado da mistura de três memórias musicais: Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), Guto Wirtti (contrabaixo) e Thiago da Serrinha (percussão) trazem diferentes referências, mas apresentam uma forte intimidade no linguajar musical, seguindo a ideia presente em diversos discos do bandolinista: moderno é tradição.
Juntos, Hamilton, Guto e Thiago lançaram três álbuns. “Trio” (Brasilianos), lançado em 2013. O repertório e os arranjos assimilam peculiaridades das diferentes regiões do país e do mundo, fazendo uma mistura essencialmente brasileira. “Trio” ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria “melhor instrumental: solista” e foi indicado ao Grammy Latino na categoria “melhor álbum instrumental”.
“Samba de Chico” (Brasilianos/Biscoito Fino), de 2016, levou o Grammy Latino de melhor álbum instrumental e uma indicação na categoria de melhor engenharia de gravação. É uma celebração aos 100 anos do samba e uma homenagem à obra de Chico Buarque, e contou com as participações do pianista italiano Stefano Bollani nas faixas “Vai trabalhar vagabundo” e “Piano na Mangueira”, da cantora catalã Silvia Perez Cruz (em “O meu amor” e “Atrás da porta”) e do homenageado, que canta “A volta do malandro” e “Vai trabalhar vagabundo”.
O célebre Jacob do Bandolim, que conquistou como poucos a excelência na performance de um instrumento, é reverenciado no terceiro disco do Trio: “Jacob 10ZZ” (Brasilianos / DECK), cujo nome faz referência ao bandolim de 10 cordas e ao parentesco entre o Choro e o Jazz.
As releituras produzidas pelo trio são resultado de uma incessante busca pela beleza sentimental e pela espontaneidade. Guto Wirtti, de família musical, acompanha Hamilton há muitos anos. Já Thiago da Serrinha, criado nos morros cariocas, carrega no nome e no sangue a tradição do jongo da serrinha, manifestação cultural associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do samba carioca.
Thiago Delegado
Referência nacional na arte do violão de sete cordas, o mineiro Thiago Delegado explora e agrega diversas de suas influências musicais, entre elas o choro, o jazz, a bossa nova e o samba. Virtuoso e brilhante também na improvisação, Delegado apresenta um repertório que reúne canções e obras instrumentais, como suas próprias composições.
Thiago se apresentará ao lado dos talentosos Aloízio Horta (contrabaixo), Christiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria), que formam a Delegascia, grupo que o acompanha há mais de 10 anos. Delegado está preparando o lançamento do sexto álbum da carreira para este segundo semestre de 2024.