Eventos

26º Festival Jazz & Blues de Guaramiranga

Com shows, bate-papos com atrações, oficinas, seminários e ações ambientais, o Festival Jazz & Blues chega à 26ª edição com abertura nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, seguindo até terça-feira de Carnaval, 04 de março, em Guaramiranga, e no domingo, 02 de março, também em Fortaleza. São 17 atrações cearenses, nacionais e internacionais, somando 19 shows, além de apresentações de alunos e professores do Música é para a Vida, projeto de formação do Festival.

ABERTURA NA SEXTA – 28/02

O Teatro Rachel de Queiroz receberá a programação de abertura do 26º Festival Jazz & Blues.

19h00

1 – Projeto Música é Para a Vida apresenta o resultado da oficina Prática de Conjunto ministrada pelos professores Rodrigo “Digão” Braz e Fábio Leal.
2 – Carol Panesi Trio apresenta o show “Natureza é Casa” com Carol Panesi (violino, piano, voz), Fábio Leal (guitarra) e Rodrigo Digão Braz (bateria) com um repertório autoral, entrelaçando criatividade, improvisação, brasilidade e virtuosismo.
3 –  Claudine, a cantora sobe ao palco do teatro com o show “Raiz Exposta”, que vai do jazz e do blues ao classic rock, fazendo a ponte com a música brasileira.

SEMINÁRIOS NO SÁBADO E NO DOMINGO

Nesta edição, como parte da programação do Música é para a Vida, dois seminários vão acontecer na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA).

No Sábado, às 9h00, o tema será “A música no Ceará: desafios e perspectivas“.

Participações de Maria Amélia Mamede, idealizadora e diretora do Festival Jazz & Blues;
Dalwton Moura, jornalista, músico e produtor cultural;
e Amaudson Ximenes, presidente do Sindicato dos Músicos do Ceará (Sindimuce).

No domingo, também às 9h00, o assunto será “Festivais de Música: um patrimônio cultural“,

Participações de Heriberto Porto; Cris Vale, Analista de Projetos Culturais na Secult-CE; e Maria Amélia Mamede.

CAFÉ NO TOM NAS MANHÃS DE SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA

É tradição do Festival Jazz & Blues, nas manhã de sábado, domingo e segunda-feira, o Café no Tom. Trata-se de um bate-papo ao ar livre, cada dia com um ou mais artistas que vão se apresentar no fim de tarde ou à noite no palco da Cidade Jazz & Blues.

O jornalista, músico, produtor cultural e membro da curadoria do Festival, Dalwton Moura, é quem comanda a conversa com os convidados, com participação também da plateia.

No sábado, o encontro será com o acordeonista Adelson Viana,
no domingo com o gaitista Maurício Einhorn e,
na segunda-feira, com o compositor Fausto Nilo.

Os três e a instrumentista Léa Freire serão homenageados pelo Festival nesta edição.  Nos três dias será às 11h00, na Praça do Teatro Municipal.

 

SHOWS DE SÁBADO NA CIDADE JAZZ & BLUES – 01/03

Sessão das 16:30

1 – apresentação dos alunos de Carol Panesi na oficina de Prática de Conjunto.
2 – As cantoras Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues, apresentam o show “Elas, o Ceará e o Jazz”
3 – Léa Freire Quarteto, formado por Léa Freire (piano), Heriberto Porto (flauta), Fernando Brandt (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria). Mas antes do show, o Festival homenageará Léa Freire.

Sessão das 21:00

1 – o contrabaixista Jorge Helder apresenta o show “Samba e Amor – Homenagem a Chico Buarque”, ao lado dos cantores Filó Machado e Vanessa Moreno e dos instrumentistas Thiago Almeida (piano), Stenio Gonçalves (guitarra) e Michael da Silva (bateria).
2 – O show seguinte é “Afinidades”, apresentado por Adelson Viana, Cristóvão Bastos e Cainã Cavalcante. Antes, o acordeonista, compositor e arranjador cearense Adelson Viana receberá homenagem do Festival.

DOMINGO EM GUARAMIRANGA

Domingo – 02/03

Sessão das 16:30

A sessão será aberta com a apresentação dos alunos de Prática de Conjunto do professor Juvêncio Linhares.
2 – Caike Falcão apresentando o show “Meus heróis da guitarra”.
3 – Claudette King solta a voz em canções de sua autoria e músicas consagradas por seu pai, BB King, e outros grandes nomes do blues, ao lado de Bruno Marques Band.

Sessão das 21h00

1 – Um dos maiores nomes da gaita do País, Maurício Einhorn, que será homenageado no palco da Cidade Jazz & Blues.
2 – Maurício Einhorn Quarteto apresenta o show “Batida Diferente, Três Gerações”, ao lado de Adriano de Souza (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Anderson Maia (bateria).
3 – O cearense Marcos Lessa fecha a programação da noite com o show “Saudades do Brasil – Marcos Lessa canta Elis Regina”.

03/03 – CIDADE JAZZ & BLUES NA SEGUNDA

Sessão das 17h00

1 – O pianista André Mehmari, de Niterói, abre a sessão com o projeto “Choros & Pianos”, ao lado de Edu Ribeiro (bateria) e Thiago Espírito Santo (contrabaixo elétrico).
2 – o show “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, apresentado por duas jovens instrumentistas de jazz da América Latina, Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela). Com Yudith Rojas (trombone) e Niccole Meza (trompete) estarão no palco Raphael dos Santos (violão), Miguel Dias (baixo), Jéssica Zarpey (percussão) e Lourenço Vasconcelos (bateria).

Sessão das 21h00

Jonathan Ferr, pianista carioca, apresenta o show “Especial Djavan”, com seu estilo inconfundível de urban jazz, em uma sonoridade futurista, com blend de neo soul, hip hop, jazz fusion.
2 – Fausto Nilo, com o show “Além desse futuro”, muito bem acompanhado por Alex Ramon (violão e guitarra), Tito Freitas (piano) e os amigos Jorge Helder (baixo acústico) e Mingo Araújo (percussão). Antes, ele será homenageado no palco do Festival.

04/04 – TERÇA-FEIRA É DE MANHÃ

As duas igrejas localizadas no Centro de Guaramiranga vão receber atrações do Festival na manhã de terça-feira.

Igreja da Gruta

9h00 – Alisson Felix,
o violonista apresenta “Cheio de Dedos”, em homenagem ao compositor e violonista carioca, acompanhado pelo baixista Juvêncio Linhares.

11h00 – Duo-Denny-Maia
formado por Marcos Maia e Denny Almeida, apresenta repertório de arranjos e composições autorais em gêneros de música instrumental brasileira, como baião, samba, choro, MPB, além de interpretações de jazz, blues, flamenco, latinos e música cigana.

FORTALEZA

Domingo – 02/03

Museu da Imagem e do Som – 18h00

1 -“Afinidades”, de Adelson Viana, Cristovão Bastos e Cainã Cavalcante,
2 – “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, apresentado por Yudith Rojas (Cuba) & Niccole Meza (Venezuela) Sexteto.

SERVIÇO

26º Festival Jazz & Blues – De 28 de fevereiro a 4 de março de 2025, em Guaramiranga, e dia 02 de março em Fortaleza, no Ceará.

Informações: producaojazzeblues@gmail.com.
Site: www.jazzeblues.com.br
Acesso gratuito a toda a programação.

Redes Sociais:
Facebook
Festival Jazz & Blues (CE)
Instagram
@festivaljazzeblues