Eventos

2ª Edição do Tabuleiro Jazz Festival

De 17 a 19 de maio, acontece no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG), a segunda edição do Tabuleiro Jazz Festival. Com entrada franca, o evento reunirá grandes atrações internacionais e regionais, numa programação diversificada e recheada de incríveis surpresas. Segundo o curador do Tabuleiro Jazz Festival, o violonista Aliéksey Vianna, essa é a proposta essencial do evento, desde a sua criação: promover uma grande diversidade de manifestações culturais, por meio do diálogo entre artistas com distintas referências e linguagens.

 

Sexta-feira – 17 de maio

20h00 – Bloco Quebra Tabu (Tabuleiro)
Atualmente, é composto por 22 integrantes. Seu corpo instrumental é fortemente marcado pela percussão, composto por alfaias, caixas de guerra, abês, xique-xiques e gonguês, contando também com saxofones, gaitas e flautas, regidos por dinâmicas ativas que proporcionam uma versatilidade única na experiência musical.

21h00 – Denise De Miranda (Conceição do Mato Dentro)
A cantora de jazz Denise De Miranda está de volta à sua terra natal, Conceição do Mato Dentro.  Neste show ao lado do percursionista e baterista Wesley Gonçalves. O repertório do show é fruto dessa longa experiência musical no Brasil e na Europa, onde se apresentou em festivais e clubes de jazz.

22h00 – Banda Mula (Conceição do Mato Dentro/BH)
A banda surgiu a partir de uma pesquisa musical iniciada por Fernando Goulart (guitarra e voz) e Henrique Ávila (baixo). Ao processo criativo, novos amigos começaram a somar, dando origem ao novo projeto MULA. Também integram o grupo a artista plástica, atriz, compositora Juliana Floriano, nos vocais, Marcos Sarieddine nos teclados, Bruno Leal Medeiros no baixo e vocal e João Paulo Drummond na percussão.

23h00 – Flavião e o Retrofuturismo (Conceição do Mato Dentro/SP)
O músico Flávio Lima (voz e violão), irá se apresenta ao lado de Daniel Saavedra (synths, programação), Deco Lima (guitarra), Paulo Pires (bateria, programação) e Rodrigo Araújo (baixo). O show contará também com participações especiais de Renato Carvalho (saxofones), Felipe Gaeta (gaita), entre outros. Flavião e o Retrofuturismo traz sonoridade brasileira e referências da música eletrônica, folk rock e pós-punk.

Sábado – 18 de maio

20h00 – Focusyear Band 19 (Suíça/Coréia do Sul/Espanha/Áustria/EUA/Brasil)
A formação da Focusyear Band 19 permite uma variedade de timbres e possibilidades de orquestração quase ilimitadas. O septeto utiliza delicadamente esse espectro de sons sobre composições complexas, virtuosas e ao mesmo tempo extremamente originais. Desenvolvendo solos de alto nível sobre grooves contagiantes, eles mostram uma versatilidade fora de série.Integrantes:
Song-Yi Jeon – voz, Alexandra Hamburger – voz, flauta e sax barítono, Santi de la Rubia – sax tenor, Vinicius Gomez – violão e guitarra, Marc Mezgolits – baixo elétrico, Chase Kuesel – bateria e vibrafone e Iago Fernández: bateria e vibrafone.


21h30 – Jazz Connection Trio: Kenny Barron, Nilson Matta, Rafael Barata (EUA/Brasil)

Um dos principais trios de jazz do mundo, é liderado pelo aclamado pianista Kenny Barron (indicado onze vezes ao Grammy). Pianista que já tocou com os maiores nomes do jazz, como Dizzy Gillespie, Chet Baker, Stan Getz e e Ornette Coleman, liderou suas bandas por mais de 20 anos. Kenny Barron é sem dúvida um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos. O trio conta com os brasileiros Nilson Matta, no contrabaixo e Rafael Barata, na bateria, com a proposta de juntar as duas culturas musicais, a jazzística americana e a música brasileira com seu ritmo contagiante. Juntos Nilson, Rafael e Kenny prometem repertório diversificado, incluindo clássicos do Jazz e da música brasileira, além de composições originais de Kenny e Nilson.

23h00 – Jorge Continentino – Pifanology (RJ/BH)
Filho do pianista Mauro Continentino e irmão dos músicos Kiko Continentino e Alberto Continentino, o carioca Jorge Continentino é um instrumentista de sopros. Ainda bem jovem, integrou as bandas das cantoras Sandra de Sá e Marisa Monte, dentre vários outros trabalhos no palco e estúdio. Com os irmãos gravou o disco “Continentrio”, (2003), com participação do baterista mineiro André Queiróz. Seu primeiro disco solo foi “Portrait” (2004).
Jorge Continentino – pífanos, flauta, sax e eletrônicos, Frederico Heliodoro – baixo, André Queiróz – bateria, Felipe Continentino – bateria e Orlando Costa –  percussão.


Domingo – 19 de maio

13h30 – Celso Moreira Quinteto
Compositor, arranjador, violonista e guitarrista mineiro, Celso Moreira sempre cultivou o gosto pela música, como seu pai, Rivadávia Moreira e o irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira. Junto com ele, sobem ao palco o grande saxofonista Chico Amaral, além de um time de músicos de primeira linha: André “Limão” Queiroz (bateria), Enéias Xavier (contrabaixo) e Cristiano Caldas (teclado). No repertório do Quinteto, canções compostas por Celso Moreira, além de grandes nomes como Pixinguinha, Noel Rosa e Wes Montgomery.

15h00 – Sheldon Brown (EUA) e MG Big Band (BH)
O compositor, clarinetista e saxofonista Sheldon Brown, também incorpora influências da música clássica e de diversas etnias. Ele formou o Sheldon Brown Group em 1993 e lançou dois álbuns, Shifting Currents e Blood of the Air. Brown é professor adjunto na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e leciona também no Berkeley High School Jazz Program. A MG Big Band é formada por 18 músicos de alto nível e destaque na cena instrumental, regidos pelo maestro Sérgio Gomes. A banda foi formada em outubro de 2017, com o objetivo de criar uma big band profissional de excelência nacional e internacional.
1º Saxofone alto e sax soprano – Jorge Continentino, 2º Saxofone alto e sax soprano – Wender Pereira, 1º Saxofone tenor, sax soprano e flauta – Chico Amaral, 2º Saxofone tenor e sax soprano – César Baracho, Sax barítono e flauta – Tiago Ramos, 1º Trombone – João Machala, 2º Trombone – Marlon Risatto, 3º Trombone – Miguel Praça, Trombone baixo – Leonardo Brasilino, 1º Trompete e flugel – Daniel Leal, 2º Trompete e flugel – Pedro Motta, 3º Trompete e flugel – Vagner Vieira, 4º Trompete e flugel – Adriano Pimentel, Bateria – André “Limão” Queiroz, Conrabaixo – Eneias Xavier, Guitarra – Felipe Vilas Boas, Teclado – Írio Jr e Percussão – Max Robson. 

16h30 – Nguyên Lê (França/Vietnã) encontra Antônio Loureiro (SP) e os Irmãos Campagnani (BH)
Um deles é o guitarrista e compositor francês Nguyên Lê, de ascendência vietnamita. Conhecido por seu refinamento e originalidade na world music e no ramo do jazz conhecido como fusion, Lê é considerado um dos guitarristas mais inventivos da atualidade, transitando com extremo bom gosto por diversas culturas, o que torna suas apresentações sempre surpreendentes. O artista se apresenta com três grandes expoentes da música instrumental brasileira: o brilhante compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro e a impecável cozinha dos irmãos Adriano (baixo) e André Campagnani (bateria).

 

Programação paralela

Sábado – 18 de maio

Anfiteatro Igrejinha de Tabuleiro
16h00 – Apresentação Clubinho do Jazz
17h00 – Apresentação Meninas do Tabuleiro
18h00 – Grupo de Dança Afro Tapera Real

Escola Municipal Ana Vieira de Andrade
14h00 – Oficina de cosméticos naturais

Domingo – 19 de maio

Anfiteatro da Igrejinha de Tabuleiro
09h00 – Treinamento Funcional – Sensibilidade e Natureza – Educadora Física Adrielle Moreira
11h00 – Roda de conversa com raizeiras de Tabuleiro.
18h00 – Teatro – Peça “Adélia e Drummond” – Grupo Maria Tiana – direção Riquinho Diana
Tabuleiro Jazz Festival

 

Serviço

Dias 17 a 19 de maio
Rua Eloi Chaves, s/n – Distrito de Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro – MG
Informações: (31) 3868 2223
Entrada franca