Jazz News

5ª Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz em Porto Alegre

10/08 – Sábado

 

LOCAL Parque Farroupilha

Av. João Pessoa, S/N – Cidade Baixa – Porto Alegre 

 

Um show clássico com o bluesman da geração de ouro, Jimmy Burns, o encontro especial entre dois dos maiores guitarristas do Brasil, Sérgio Dias e Luiz Carlini, o baixista Thiago Espirito Santo e o trombonista Raul de Souza, o guitarrista André Christovam, a banda Festival BB Seguros Brass Band, O Bando, fazendo o repertório blues de Eric Clapton, e a banda gaúcha Trino Jazz Trio, compõe a programação.

 

11h00 – Festival BB Seguros Brass Band

O grupo traz uma formação tradicional brass band onde a base instrumental é de cinco sopros e duas percussões. Com músicos talentosos e bem humorados, tem na performance coletiva e individual a musicalidade como fator marcante e contagiante. Do jazz tradicional em referência às bandas de New Orleans dos anos 20, passando por todas as décadas, ou ainda, pela música popular brasileira.

11h30 – Trino Jazz Quartet

Trino vem se apresentando em grandes festivais, tais como na primeira edição brasileira da comemoração internacional do Jazz promovido pela UNESCO e tendo o pianista Herbie Hancock como embaixador, o Jazz Day Festival na cidade de Porto Alegre. Trino começou a tocar aos 13 anos. Com a sua primeira guitarra dada por sua mãe tirava de ouvido músicas do guitarrista Jimmy Hendrix, encantado com os seus solos. É influenciado por vários artistas como Charlie Parker, John Coltrane, Jaco Pastorius, Toninho Horta, Herbie Hancock, o fantástico guitarrista Pat Metheny e o mestre das mais belas composições da Bossa Nova, Tom Jobim.

12h30 – Tributo a Eric Clapton

O grupo O Bando, faz parte da história do Festival desde o início, apresentando um novo e especial show a cada nova edição. O Bando mostra que Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais, é o coração do Clube da Esquina, mas, entre as montanhas de Minas também pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll.
Atualmente, os integrantes de O Bando também desenvolvem projetos. Para essa apresentação, O Bando preparou um repertório especial que dá destaque a Eric Clapton, um dos maiores ícones da guitarra.

Felipe Duarte – guitarra, Bruno Morais – guitarra, Alessandro Brito – bateria, Dayvid Castro – contrabaixo e Felipe Batiston – teclados.


13h35 – André Christóvam

Guitarrista, compositor e cantor paulista é considerado um dos principais artista de blues no cenário nacional. Já dividiu o placo com os grades nomes da música internacional, como John Lee Hooker, Coco Montoya, entre muitos outros. Hoje, o guitarrista declara que o que faz atualmente nem é mais apenas blues e sim um “hibrido” com muitas influências.

No Festival BBSeguros de Blues e Jazz deste ano, André faz uma releitura do álbum “Mandinga”, de 1989, marco em sua carreira. O projeto, que usou tanto das vozes dos gênios do samba brasileiro em seu discurso poético, e que está inundado de sonoridades dos grandes guitarristas negros americanos, é um trabalho único, inédito na discografia nacional. Foi o primeiro disco inteiramente de Blues com letras em português gravado no Brasil e um dos maiores em número de vendas.

14h40 – Thiago Espirito Santo convida Raul de Souza

Pra te fazer sonhar, é o mais novo trabalho do músico, Thiago Espirito Santo. Recheado de composições próprias, entre valsas, baladas e sambas, o disco mostra a maturidade dessa nova fase do artista, expressando um outro significado no tocar.
Thiago gravou contrabaixo, guitarras e violões e reuniu seus “Irmãos de Som”, Cuca Teixeira na bateria, Bruno Cardozo no piano e teclados, além de convidados especialíssimos. Para essa especial apresentação Thiago recebe, como convidado especial, uma das maiores referências mundiais no jazz, o trombonista Raul de Souza! No alto de seus 84 anos, Raul se junta ao grupo de Thiago para apresentar algumas de suas próprias composições.

 

 

16h10 – Sérgio Dias convida Luiz Carlini

Em 1980, Sérgio Dias à convite do produtor Eddie Offord (banda Yes), foi morar nos Estados Unidos para gravar seu primeiro disco solo, “Sérgio Dias”. Por dez anos em Nova York convive com Gil Evans, John McLaughlin, Manolo Badrena, Michael Brecker, David Sanborn, Jeremy Steig e Jaco Pastorius. Em 1985, se apresenta no Brasil com seu show instrumental no Free Jazz Festival do Rio e São Paulo, julho de 1986 faz uma temporada na extinta casa Jazzmania, localizada no Arpoador e grava ao vivo uma das apresentações.

No set list musicas do álbum Jazz Mania, entre elas: Janeth & Steve, Suíte Para Filemón Y La Gorda, uma introdução na linha do U. K. Columbia, uma viagem em homenagem a NASA, Sabor Caballero trazendo um clima todo tropical, Brazilian New Wave, um samba-jazz, Twilight In Tunisia. Com participação especial de Luiz Carlini, Sérgio Dias relembra sua fase jazzística que viveu nos anos 80.

17h30 – Jimmy Burns

Jimmy Burns, um dos lendários bluesman da geração de ouro do blues nasceu em Dublin, uma pequena cidade nas margens do Mississippi, Jimmy foi o caçula de 11 irmãos, cresceu na fazenda Hilliard Cotton Plantation, colhendo algodão e foi ali que aprendeu a tocar violão e violão de doze cordas, enquanto aprendia a cantar e se inspirava nos corais das igrejas da região. Seu primeiro ídolo musical foi o irmão mais velho, Eddie Burns, que tocava guitarra com aquele que é considerado o pai do Blues, John Lee Hooker. Aos doze anos, Jimmy Burns se mudou com a família para Chicago e lá a guitarra elétrica entrou na sua vida, e não saiu mais.

Ao logo de mais de 60 anos de carreira, Jimmy Burns levou seu blues para os mais diversos palcos do mundo, de pequenos bares e cafés a grandes teatros e festivais, conquistando plateias com seu som empolgante a verdadeira alma do blues. Seu álbum “Leaving Here Walking” conquistou o prêmio de Melhor Disco de Blues do Ano, pela Associação Nacional de Distribuidores Independentes de Disco, o prêmio Big Bill Broonzy, da Academie Du Jazz e nominação em Handy Award.