Eventos

Savassi Festival: O grande dia do Encerramento (Domingo, 11/08)

PALCO CEMIG
(Rua Antônio Albuquerque entre Sergipe e Alagoas)

 

15h30 – Lucas Telles – Lançamento do álbum Outono

O CD “Outono” (2019) reúne nove músicas do compositor e violonista Lucas Telles. Grande parte desse repertório, como as músicas “Forró Truncado”, “Cachuêra”, “Oração” e “Outono”, foi composto durante o ano de 2018, já pensado para integrar o álbum, enquanto outras já conhecidas do repertório do autor, como “Lindeza” e “Segura Essa”, receberam novas versões.

O repertório apresenta uma leitura contemporânea do compositor com destaque para a utilização de gêneros brasileiros como choro, samba, jongo, valsa e forró, unidos a influências de diferentes sonoridades, passando pelo jazz, pela música erudita e pela música regional brasileira. Os arranjos arrojados do disco apresentam o violão em diferentes funções e cores timbrísticas, valorizando as sutilezas musicais e criando climas diversos.

Lucas Telles (violão), Luísa Mitre (piano), Bruno Vellozo (contrabaixo acústico), Gabriel Bruce (bateria), Breno Mendonça (saxofone tenor e soprano) e Alexandre Andrés (flauta e flauta baixo).

 

17h00 – Seamus Blake (EUA)

Seamus Blake (EUA)Baseado em NY, o saxofonista e compositor Seamus Blake é reconhecidamente um dos maiores exponentes do jazz contemporâneo. Sua música é associada a sofisticação e a improvisação energética. John Scofield, que contratou Seamus para sua Quiet Band, declara que ele é “extraordinário, um saxofonista completo”.

Ao longo dos 24 anos de sua carreira, Seamus obteve reconhecimento da crítica por sua habilidade como instrumentista e compositor, além de sua facilidade como líder. Seamus nasceu em 1970 na Inglaterra e passou sua infância em Vancouver, Canadá. Aos 21 anos gravou com o lendário baterista Victor Lewis, e logo depois mudou-se para Nova York onde se estabeleceu na cena do jazz contemporâneo. Em 2002 Seamus venceu a Thelonious Monk jazz Competition em Washington, e como vencedor, apresentou-se ao lado de Herbie Hancock e Wayne Shorter.

Seamus possui 16 discos como líder e participou em mais de 70 discos. Tocou em seis álbuns da Mingus Big Band, além de Bill Stewart, Kevin Hays, David Kikoski e Alex Sipiagin. Foi membro da John Scofield Quiet Band e do grupo de Dave Douglas.

Seamus Blake (saxofone), Vinícius Gomes (guitarra), Gustavo Bugni (piano), Bruno Migotto (contrabaixo) e Daniel de Paula (bateria).

 

19h00 – Ellen Oléria e Alma Thomas: Tributo a Nina Simone

Duas grandes vozes que se juntam para homenagear a maior diva do jazz de todos os tempos. De um lado, a cantora brasiliense Ellen Oléria, que conta com mais 16 anos de estrada, vários prêmios e apresentações em festivais, pelo Brasil e pelo mundo; do outro, a nova-iorquina Alma Thomas, que vive no Rio de Janeiro e já teve sua voz divulgada em programas como “The Voice Brasil” (2012) e em filmes de grande projeção, como “Se eu Fosse Você” e de Pernas para o Ar”, além ter um nome sólido no cenário da música do jazz e afins. Juntas, essas grandes artistas interpretam os grandes sucessos da carreira de Nina Simone. Entre eles, “Feeling Good” e “Love me or Leave Me”.

Ellen Oléria (voz), Alma Thomas (voz), Jimmy Duchowny (bateria), Evan Megaro (piano) e Bruno Vellozo (contrabaixo).

 


20h30 – Lars Møller e MG Bib Band: Rewrite of Spring

A MG Big Band foi criada em 2017 pelos músicos Eneias Xavier e Daniel Leal com o objetivo de ser uma referência deste formato em níveis nacional e internacional. Atualmente, sob a gestão de VÊS Projetos Culturais/Fabiana Pinheiro, a big band já se apresentou em diversos festivais importantes, como Ipatinga Jazz Festival e Savassi Festival, além de ter feito uma turnê por importantes capitais brasileiras.

Nesta apresentação, o grupo estará acompanhado pelo saxofonista, compositor e vencedor do Grammy, o dinamarquês Lars Møller. Sua ampla experiência com apresentação de jazz em diversos formatos, além de compositor e condutor de orquestras, fazem de Möller um elogiado músico.

REGÊNCIA
Maestro Sergio Gomes e Participação especial: Lars Möller
SAXOFONE
1o Saxofone Alto e Sax Soprano -Breno Mendonça
2o Saxofone Alto e Sax Soprano – Wender Pereira
1o Saxofone Tenor, Sax Soprano e Flauta – Chico Amaral
2o Saxofone Tenor e Sax Soprano – Cleber Alves
Sax Barítono e Flauta – Tiago Ramos
TROMBONE
1o Trombone – Mark Mulley
2o Trombone – João Machala
3o Trombone – Danillo Mendonça
Trombone Baixo – Leonardo Brasilino
TROMPETE
1o Trompete e Flugel – Daniel Leal
2o Trompete e Flugel – Ulisses Luciano
3o Trompete e Flugel – Vagner Vieira
4o Trompete e Flugel – Pedro Motta
BASE
Bateria – André “Limão” Queiroz
Baixo – Eneias Xavier
Guitarra – Matheus Barbosa
Guitarra – Felipe Vilas Boas
Piano – Igor Neves
Percussão – Max Robson