Bourbon Festival Paraty: 14ª edição nos dias 24, 25 e 26/05
O cantor e compositor Marcos Valle é uma das grandes atrações a subir no Palco Matriz do Festival. Aos 80 anos de idade, o ícone da MPB segue mostrando um vigor invejável em suas apresentações. Quem também não vai deixar por menos em questões de animação e grandes hits é a paulistana Paula Lima, uma das artistas símbolo da cena black music brasileira.
Na ala internacional, nomes como o do trombonista de jazz indicado a seis Grammys Robin Eubanks, o guitarrista de blues Fred Sunwalk, reconhecido nome do estilo musical do Brasil, que coloca uma boa pitada de rock em suas performances bluseiras, e a diva estadunidense do blues e soul Terrie Odabi, indicada ao Blues Music Award, o “Grammy” do Blues nos EUA, em duas categorias.
PROGRAMAÇÃO
24/05 – Sexta-feira
PALCO MATRIZ
19h00 – DJ Criz: Sons de New Orleans
20h00 – Orquestra Sinfônica de Paraty: Sons Paratyenses
22h00 – Marcos Valle
Marcos Valle irá oferecer ao público que frequenta seus shows um pouco da história, não só da bossa nova, gênero ao qual é invariavelmente associado, mas também da riqueza musical brasileira que o formou como artista e mestre de outros que vieram depois. Sucessos como So Nice, Estrelar, Tudo de Você e Samba de Verão, constam no setlist do artista carioca.
23h30 – Terrie Odabi
A nova diva do Blues e Soul de São Francisco. Ela esteve no Brasil pela primeira vez em 2019, já com indicações ao Blues Music Award, o “Grammy” do Blues nos EUA, em duas categorias: Melhor Artista Feminina Soul Blues e Melhor Álbum de Artistas Emergentes “My Blue Soul” pelo CD My Blue Soul.
01h00 – Dj Leo Lucas
25/05 – Sábado
JAZZ NA IGREJA
11h00 – Rodrigo Zambrano
13h00 -| André Youssef
PALCO MATRIZ
20h30 – Joabe Reis & Robin Eubanks
Joabe Reis, renomado jazzista vai subir ao palco com sua banda afiada, e seu inconfundível trombone, para tocar sua mistura de jazz, trap, hip-hop e neo-soul, sobretudo faixas calcadas na sonoridade do seu mais recente álbum ‘028’. O tempero do show será azeitado pela parceria de Robin Eubank, referência para Joabe e para gerações de músicos de jazz pelo mundo.
PALCO SANTA RITA
14h00 – Orquestra de Violões de Paraty: Sons Paratyenses
15h00 – La Pompette: Jazz Manouche
16h30 – Duo Beck & Montanaro: Jazz Brasil
18h00 – Fabio Indio Amaral Quartet: Jazz Fusion
26/05 – Domingo
PALCO SANTA RITA
14h30 – DJ Dri Arakake: Sons de New Orleans
15h00 – Luciano Ciranda: Sons Paratyenses
16h30 – Vera Figueiredo: Jazz Brasil
18h00 – Taryn Donath: Swing Jazz
JAZZ NA IGREJA
11h00 – Helena Toledo
13h00 – Henrique Mota
22h00 – Fred Sunwalk
reconhecido nome do estilo musical do Brasil, que coloca uma boa pitada de rock em suas performances bluseiras.
23h30 – Paula Lima, o Baile: Soul Brasil
01h00 – DJ Crizz: Sons de New Orleans
PALCO MATRIZ
20h00 – Leo Gandelman Quarteto
21h30 – Artur Menezes – Blues
O guitarrista de blues teve a honra de emplacar seu quarto álbum – “Keep Pushing”, de 2018, no 5º lugar no “Top 50 Blues Rock Charts” da Roots Music Report.
23h00 – Soul Boogie Orchestra & Lud Mazzucatti: Soul Swing R&B
00h30 – DJ Crizz: Sons de New Orleans
Além dos nomes acima, durante os três dias do Festival os palcos e buskers montados no Centro Histórico de Paraty recebem mais de trinta apresentações, incluindo Workshops, “Música na Igreja”, Exposição de fotografia a céu aberto em homenagem aos artistas que participaram de edições anteriores do Bourbon Festival Paraty e não estão mais entre nós.
Durante os dias de música, Cortejos pelas ruas, como os da Orleans Street Jazz Band a partir do meio dia e do grupo Favela Brass (projeto musical de inclusão social com jovens cariocas que retorna na programação após sucesso na edição 2023 do Festival). E pelas praias, a música itinerante com o Jazz na Kombi.