DestaqueJazz News

Novos Talentos 2017 – Resultado

Concurso realizado pelo Savassi Festival, junto com o POA Jazz Festival e o Sampa Jazz Fest, escolhe grupo formado por jovens para se apresentar nos três festivais.

O tradicional concurso para bandas de jazz e música instrumental Novos Talentos do Jazz foi realizado ao longo do início deste ano e tem um novo vencedor: Vitor Arantes Quarteto. O grupo formado por jovens de 22 e 23 anos – o edital previa que apenas músicos com idade igual ou inferior a 30 anos poderiam participar do certame – é de São Paulo e tem inspirações na música instrumental brasileira e no jazz estadunidense. Como prêmio, o grupo irá se apresentar no Savassi Festival, no POA Jazz Festival e no Sampa Jazz Fest.

O concurso, realizado desde 2005 pelo Savassi Festival, tem como objetivo criar oportunidades e espaços para que, como nome indica, novos talentos da música instrumental brasileira tenham a chance de se apresentarem em um grande festival. Com a parceria com o POA Jazz Festival e com o Sampa Jazz Fest está possibilidade foi ampliada. Agora, a banda vencedora irá se apresentar nos três festivais que acontecem em estados diferentes.

Para o próximo ano, essa rede irá crescer e a ideia é que mais dois festivais de jazz passem a integrá-la. Dessa forma, o impacto que o concurso terá na carreira dos jovens artistas também será maior.

Banda Vencedora:  Vítor Arantes Quarteto

Formado em 2014, o grupo Vitor Arantes Quarteto já fez diversas apresentações na cidade de São Paulo. Depois de uma mudança de integrantes, a banda também mudou de linguagem passando a se dedicar mais a composições e a um trabalho mais autoral. Somado a isso, busca formar sua base e identidade por meio da música brasileira ao mesmo tempo que inclui referências da música latina e do do jazz estadunidenses, inspirando-se em artistas contemporâneos, como Avishai Cohen, Tigran Hamasyan e Ari Hoenig.

Vitor Arantes (22 anos) – piano
Matheus Mota Brandão (23 anos) – guitarra
Jonatan Goes Amorim (23 anos) – bateria
Gabriel Scavassa Broin (23 anos) – baixo acústico

Menções Honrosas

Ítalo Sales Quarteto
Paulo Almeida e Grupo
Trio de Las Américas

Essas bandas tiveram seu trabalho reconhecido pelo júri e poderão, eventualmente, serem convidadas a se apresentarem em alguns dos festivais realizadores do Novos Talentos do Jazz.

Sobre os festivais

O Savassi Festival 2017 acontece entre os dias 19 e 27 de outubro de 2017, em Belo Horizonte. O POA Jazz Festival acontecerá entre 19 e 21 de janeiro de 2018 e o Sampa Jazz Fest ainda não tem data definida.

www.savassifestival.com.br,
www.sampajazzfest.com.br e
www.poajazz.com.br

 

https://www.youtube.com/watch?v=IzhhTgDtFTw