Eventos

Amazonas Green Jazz Festival 2023

O Amazonas Green Jazz Festival inicia sua programação de shows no dia 21 de julho no palco do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, e se estende até o dia 30 com apresentações de grandes artistas internacionais e nacionais. A edição de 2023 faz uma homenagem à Ella Fitzgerald, a diva do jazz, com a temática “Ella’s” e engrandece a história das mulheres neste gênero musical.

O destaque fica por conta da presença feminina entre as atrações do evento: Camille Thurman (EUA), Regina Carter (EUA), Eliane Elias (Brasil/EUA), Anette Camargo (Brasil), Heloisa Fernandes (Brasil), Márcia Siqueira (Amazonas, Brasil) e Melissa Aldana (EUA).

Os ingressos podem ser adquiridos no site: amazonasgreenjazzfestival.com.br ou presencialmente na bilheteria do Teatro Amazonas, com valores a partir de R$ 10,00.

 

 

21/07 – Sexta

O espetáculo de abertura, no dia 21 de julho, a partir das 20h, apresenta a estreia mundial das obras inéditas “Amazônia Verde para Sempre” e “Constatação e Uma Vida“, do compositor americano Ed Sarath, elaboradas com o poeta amazonense Aníbal Beça. O show terá a participação do Coral do Amazonas, sob regência do maestro Otávio Simões. O segundo espetáculo desta noite, às 21h30, terá um dos fenômenos femininos do jazz atual, a compositora e multinstrumentista americana, Camille Thurman, com seu quarteto.

20h00 – Amazônia Verde para Sempre

Variações sobre dois poemas de Anibal Beça:  Uma Vida e Constatação
Música: Ed Sarath

AMAZONAS BAND E CORAL DO AMAZONAS

A Amazonas Band foi criada em 2000 pela SEC – Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. Ao longo de quase duas décadas, o grupo tem se apresentado com regularidade tanto na capital como no interior do estado, com destaque para as participações no Festival Amazonas Jazz, bem como no projeto AMAZONAS BAND CONVIDA, eventos nos quais recebeu artistas como Dave Liebman, Bob Mintzer, Mauro Senise, Vinícius Dorin (in memoriam), Felipe Lamoglia, Daniel d’Alcântara, Gilson Peranzzetta, Cláudio Roditi, Ed Sarath, Leila Pinheiro, John Fedchock, Jeremy Pelt, Jimmy Grenne, Daniel Barry, Dave Hanson, entre outros. Em 2009 e 2012 gravou dois CDs ao vivo no Teatro Amazonas em diferentes edições do Festival Amazonas Jazz: Amazonas Jazz com Vinícius Dorin e Amazonas Band convida Gilson Peranzzetta e Mauro Senise.
Maestro convidado: Otávio Simões
Solista: Ed Sarath (EUA)

 

21h30 – Camille Thurman & Darrell Green Quartet (EUA)

CAMILLE THURMAN: Sax-tenor, clarone, flauta e piccolo.

Nascida em Nova Iorque foi distinguida com inúmeros prêmios tais como o ASCAP Herb Alpert Young Jazz Composers Award, The Fulbright Scholars Cultural Ambassador Grant, The Chamber Music of America Performance Plus Grant e o Jazz Coalition Composers Grant. Além de integrar a Jazz at Lincoln Center Orchestra (JALCO) já atuou com George Coleman, Roy Haynes, Dianne Reeves, Wynton Marsalis, Kenny Barron, Buster Williams, Charles Tolliver, Jack DeJohnette, Dr. Lonnie Smith, Terri Lyne Carrington, entre outros.

 

22/07 – Sábado

A apresentação das 20h será da brasileira Heloísa Fernandes, uma das mais talentosas pianistas reveladas durante este século na música instrumental. Mais tarde, às 21h, o palco do Teatro Amazonas receberá o Quinteto Flow. No mesmo dia, às 22h, o Festival receberá a saxofonista e compositora chilena, Melissa Aldana, e o seu quarteto.

 

20h00 – Heloísa Fernandes (piano solo)

Uma das mais talentosas pianistas reveladas durante este século na cena da música instrumental brasileira, Heloísa nasceu em Presidente Prudente (SP). Paulo Gori e Gilberto Tinetti foram seus principais mestres de piano. Formada em regência pelo Centro de Estudos Tom Jobim, despontou em 2001 como finalista do conceituado Prêmio Visa de Música Brasileira. Já realizou parcerias com músicos de renome, como Naná Vasconcelos, Zeca Assumpção e Gil Jardim. Desde 2004 sua música também vem sendo elogiada no exterior, tendo realizados diversos concertos nos Estados Unidos.

21h00 – Quinteto Flow (Amazonas)

 

 

22h00 – Melissa Aldana Quartet (EUA)

A saxofonista e compositora  Melissa Aldana radicada em Nova Iorque, nasceu em Santiago do Chile, filha e neta de saxofonistas. Começou a estudar o instrumento com seu pai aos 6 anos de idade. Em 2005 foi convidada para participar do Panama Jazz Festival antes ainda de se mudar para os EUA para estudar no Berklee College of Music. Foi a primeira mulher  sulamericana a vencer o Thelonious Monk International Jazz Saxophone Competition, um dos mais disputados concursos de jazz do mundo. Além de se apresentar mundo afora, é professora titular de uma das mais prestigiosas escolas de música do mundo, o New England Conservatory, onde leciona no departamento de Jazz Studies.

23/07 – Domingo

No domingo, às 19h00, a atração será o Jonathan Kreisberg Quartet. Às 20h30, ocorrerá uma apresentação com múltiplos artistas. O saxofonista, compositor e arranjador, Felipe Salles, fará uma apresentação inédita no Brasil com o seu sexteto, que inclui as talentosas musicistas Nadje Noordhuis e Natalie Cressman.

19h00 – Jonathan Kreisberg Quartet (EUA)

Natural de Nova Iorque, Jonathan Kreisberg começou a estudar guitarra com 10 anos de idade após sua família se mudar para Miami, onde foi admitido na New World School of Arts aos 16 anos. Posteriormente viria a ganhar uma bolsa para estudar na Universidade de Miami, de cuja Concert Jazz band participou, atuando ao lado de grandes nomes como Joe Henderson, Michael Brecker e Red Rodney. Versátil em música do século XX, também atuou na New World Symphony Orchestra sob regência de Michael Tilson Thomas. De volta a Nova Iorque, após terminar seus estudos na universidade, tem atuado com grandes nomes entre os quais se incluem lendas como Lee Konitz e Lonnie Smith, além do seu trio ser um dos mais demandados da cena contemporânea.

 

 

20h30 –  Felipe Salles Sextet Nadje Noordhuis e Natalie Cresmann (Brasil/EUA)

Nascido em São Paulo, Brasil, o saxofonista, compositor e arranjador Felipe Salles reside nos EUA desde 1995. Desde então tem atuado com nomes superlativos do jazz como Dave Liebman, Randy Brecker, Paquito D’Revera, Bob Moses, entre inúmeros outros com quem gravou e se apresentou nos cinco continentes. Distinguido com diversos prêmios – Gugenheim Foundation, French American Jazz Exchange Grant, e o Tete Montoliu, Espanha – por sua composição The Returonf Chromo Sapiens. Graduado em Jazz Performance pelo New England Conservatory, possui doutorado pela Manhatan School of Music em Jazz Arts Advancement e é, desde 2010, professor efetivo da Universidade de Massachussetts em Amherst, onde leciona no Departamento de African-American Music Studies. Versátil em outros idiomas além do jazz, possui obras para orquestra sinfônica, Banda Sinfônica e quartetos de cordas, as quais são apresentadas com frequência em renomadas instituições. O seu mais recente projeto, The New Immigrant Experience, foi lançado em 2020, merecendo destaque por parte da crítica especializada.

24/07 – Segunda

 

20h00 – Ismael Nascimento Trio

Ismael Nascimento é guitarrista, violonista, compositor e professor na Universidade do Estado do Amapá. Possui Mestrado em violão (UNESP) e Doutorado em Guitarra pela University of Southern California (Los Angeles) onde estudou com Bruce Forman, Frank Potenza, Bob Mintzer, entre outros.

Já se apresentou para a Los Angeles Jazz Society, foi uma das atrações do Amapá Jazz Festival (2017 e 2022) e já se apresentou em orquestras como Orquestra de Violões do Amazonas e Amazonas Jazz Band, acompanhando artistas de renome nacional e internacional como Gilson Peranzzetta, Sebastião Tapajós, entre outros.

21h30 – AMAZONAS BAND E CONVIDADOS (MÁRCIA SIQUEIRA e FELIPE SALLES)

25/07 – Terça

 

19h00 – Miquéias Pinheiro Quinteto

Baixista, Arranjado e Compositor, nascido e criado na cidade de Manaus/Am, iniciou seus estudos de baixo elétrico e acústico aos 14 anos com os professores Hudson Alves e Miroslava no Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro. Participou também de vários festivais de jazz  e em 2014 gravou seu primeiro disco intitulado Groove da beira, e posteriormente lançou seu projeto instrumental chamado Miquéias Pinheiro e Grupo, levando músicas autorais e releituras dos grandes nomes do jazz e da música brasileira, seu trabalho mescla influência do jazz, pop, samba, latin jazz e o beiradão, ritmo típico da cidade Manaus.

20h15 – Anderson Farias Trio 

Anderson Farias, nascido em Manaus, é pianista, compositor, arranjador e educador musical a mais de 15 anos. Em 2020 lançou o seu primeiro disco autoral intitulado “Transcendência”, álbum composto por 5 músicas autorais e 2 releituras de clássicos do cancioneiro amazônico. O álbum foi gravado no formato clássico de jazz trio (piano, bateria e contrabaixo) ao lado dos músicos mineiros Isac Jamba e André Lafaete no M Plus Media Studio, prestigioso estúdio que já acumula 5 Grammy Awards, localizado em Miami, USA.

21h30 – Aldenor Honorato Quarteto

Músico, arranjador, produtor, guitarrista, violonista e compositor. Está é a descrição do manauara, Aldenor Honorato, que tocou seus primeiros acordes aos 7 anos de idade e recentemente lançou o álbum de estreia “Aldenor Honorato Solo Volume 1”.

26/07 – Quarta

 

20h00 – Anette Camargo & Projeto Tânia Maria

Tania Maria é uma das mais influentes cantoras brasileiras que se radicou nos EUA onde obteve grande destaque na década de 70, maior até que no próprio Brasil. Hoje ausente da cena por força de problemas de saúde, tem seu legado resgatado por um projeto que leva o seu nome em forma de homenagem a uma mulher que corajosamente construiu uma carreira de sucesso como intérprete, pianista e compositora. Sua música é interpretada por Anette Camargo que desenvolveu o projeto em parceria com Lael Medina, Líbero Dietrich e Danilo Moura.

21h30 – Ignacio Berroa Trio (EUA)

Nascido em Havana, Cuba, em 1953, fixou residência nos Estados Unidos a partir de 1980. Em 1981 passou a integrar o quarteto de Dizzy Gillespie, tornando-se o baterista dos grupos de Gillespie desde então, até que o grande mestre partiu para a eternidade em 1993. Berroa é reconhecido como um dos grandes bateristas da história do jazz.

27/07 – Quinta

20h00 – His Day Is Done
Composição de Ed Sarath 

Ed Sarath fundou o departamento de Jazz da Universidade de Michigan. Apresentou-se e gravou com Joanne Brackeen, Billy Hart, Cecil McBee, Karl Berger, Marvin Smitty Smith, Dave Liebman e Michael Brecker, entre outros. Atuou em diversos festivais de jazz internacionais como Montreux, Londres, North Sea Jazz Festival (Holanda), Paris, Antibes, New Orleans, Jyvaskyla(Finlândia) Amazonas Green Jazz . O seu cd, New Begininggs, foi gravado com a London Jazz Orchestra.

Solistas: Ed Sarath e Regina Carter(EUA)

Nascida em Detroit, Michigan, Regina Carter iniciou seus estudos no violino aos 4 anos de idade, pelo método Suzuki. Posteriormente foi admitida no New England Conservatory – uma das mais prestigiosas instituições de ensino musical do mundo -, e concluiu seus estudos no departamento de jazz da Oakland University, em Michigan. Na sua música ecoam gêneros que vão do jazz à música clássica, passando pelo blues, latin jazz, música africana e até country e pop music.  Tem sido votada por vários anos como a melhor violinista de jazz em atividade pelo público da revista Down Beat.
AMAZONAS FILARMÔNICA, Brasil
CORAL DO AMAZONAS, Brasil

His Day Is Done, foi escrito sobre o poema Madiba, de Maya Angelou e dedicado a Nelson Mandela. Estreia da obra no continente americano.

 

28/07 – Sexta

20h00 – Amaro Freitas Trio

Embora reconhecendo as limitações inerentes a uma tentativa de classificar Amaro Freitas, a revista DownBeat, tentou definir a música deste pernambucano como a síntese de Abdullah Ibrahim, Thelonoius Monk e Chick Corea. Com apenas 30 anos de idade, já havia criado uma abordagem totalmente singular do vocabulário musical que permeia a sua obra, tornando-o um dos mais aclamados músicos de jazz contemporâneos. Regularmente atua tanto no Brasil como no exterior, sobretudo na Europa onde realiza turnês anuais. Essencialmente, a sua estética remete para o seu nordeste natal, traduzindo de forma única o frevo, o baião, o maracatu, a ciranda ou o maxixe para a linguagem do jazz, com laivos de outros elementos advindos da música de vanguarda.

21h30 – Global Jazz Collective

Regina Carter, EUA; Dizu Plaatjies, África do Sul; Cris Bloes, Brasil; Mark Stone, EUA; Gayelynn McKinney, EUA; Marion Hayden, EUA; Ed Sarath, EUA

 

29/07 – Sábado

 

20h00 – Amilton Godoy e Eliane Elias Brasil – Piano Duo

O mais celebrado pianista brasileiro no exterior, conhecido sobretudo por seu trabalho com o Zimbo Trio, volta ao Festival para uma apresentação inédita, num formato nunca oferecido pelo Festival. O duo de pianos. Amilton Godoy em cena com Eliane Elias, a mais celebrada de suas alunas no CLAM, Centro de Livre Aprendizagem Musical – a primeira escola no Brasil a abordar a pedagogia musical a partir de uma perspectiva de ensino do jazz e da música popular. Recentemente, Godoy foi laureado com um Grammy por seu trabalho em conjunto com Eliane Elias que com ele dividirá o palco no Festival. Dois dos mais aclamados pianistas da atualidade cuja obra enobrece o legado da música brasileira.

21h30 – Momentum Octect (EUA)

30/07 – Domingo

 

19h00 – Lançamento de CD:
RANDY BRECKER LIVE IN AMAZONAS 

AMAZONAS BAND, Brasil

SOLISTAS:

Randy Brecker (EUA)
Randy Brecker é um dos mais influentes músicos de jazz dos últimos 40 anos. Na primeira metade da década de 70 Randy tocou com Larry Coryell, Stevie Wonder e Billy Cobham. Em1975 ele e seu irmão iniciaram o Brecker Brothers, grupo que viria a lançar seis álbuns, sendo nomeado para o Grammy por seis vezes entre 1975 e 1981. Após dissolver a banda nos anos 80, em 1992, voltaram a se reunir. Nesse ano venceram o Grammy com o álbum The Return of the Brecker Brothers, e em 1994, de novo ganharam dois prêmios Grammy pelo cd Out of the Loop. Em 1997 Randy foi premiado com o Grammy pelo seu trabalho Impressions of Brazil. Recentemente, voltou a tocar com Billy Cobham e continua se apresentando com espantosa frequência em todo o planeta, sendo aclamado como um dos principais artistas do jazz contemporâneo.

Felipe Salles, Brasil

Rodrigo Ursaia, Brasil

Saxofonista, flautista e compositor, é bacharel pela Berklee e mestre pela Manhattan School of Music em NY. Tocou com como Milton Nascimento, Rosa Passos, Ivan Lins, João Bosco, Banda Mantiqueira, Grupo Pau Brasil, Toninho Horta, Nelson Ayres, Dom Salvador, Cláudio Roditi, Heraldo do Monte, Arismar do Espirito Santo, David Berkman, Joe Martin e Victor Jones, entre outros. Lançou dois CDs autorais em 2015: Chamado com Lupa Santiago/Rodrigo Ursaia Quinteto e O Espantalho com Daniel Marques/Rodrigo Ursaia duo.

 

20h30 – Eliane Elias Quartet