Argentina

Festival Internacional de Jazz de BAires

Fernando Ríos, www.argentjazz.com.ar, 14/11/2022

Entre os dias 23 e 27 de novembro, a cidade de Buenos Aires sediará uma nova edição de seu tradicional Festival Internacional de Jazz. O encontro vai contar com a atuação de várias formações que compõem o cartaz local e uma mão cheia de visitantes internacionais entre os quais se destacam o norte-americano Antonio Hart, o suíço Nik Bärtsch e o chileno Sebastián Jordán.

A cidade de Buenos Aires viverá o último trecho do ano com uma nova edição de seu Festival Internacional de Jazz, um encontro já regular no outdoor de Buenos Aires, que reúne diferentes expressões da cena local com a presença de um punhado de figuras internacionais.

Ainda que, por razões óbvias, os números estrangeiros anunciados nesta edição não atinjam o número ou a magnitude dos anos anteriores, não faltarão motivos para que este regresso receba o apoio dos adeptos após dois anos de ausência. Entre os convocados, destacam-se o saxofonista norte-americano Antonio Hart, em sua terceira visita ao país, e o pianista suíço Nik Bärtsch (foto), presença assídua no catálogo da ECM.

 

arton184169 1

Também está prometida a presença do Quinteto Sebastián Jordán do Chile, com o líder no trompete, Giulia Valle da Espanha, Simona Premazzi da Itália, o grupo Slowfox 5, um combo germano-argentino, Gina Savino da Colômbia e o Moritz Weiss Klezmer Trio da Áustria.

Será precisamente o chileno Moya a encarregar-se da abertura do encontro, no Auditório Usina del Arte, à frente do grupo formado por Agustin Moya no sax, Sebastian Castro no piano, Rodrigo Espinoza no contrabaixo e Carlos Cortés no bateria.

 

Jordânia

O Festival será realizado em 12 espaços em diferentes pontos da cidade, incluindo alguns que já são frequentadores do evento, como a Usina del Arte, o Anfiteatro Parque Centenário, o Centro Cultural San Martín, os clubes Bebop, La Scala de San Telmo, Jazz Voyeur Club, Prez, Thelonious Club e Virasoro Bar, além do Conservatório de Música Ástor Piazzolla e da Embaixada do Chile na Argentina.

A presença argentina será garantida após convocação feita pela direção do Festival Artístico do Festival pela cantora Julia Moscardini. O júri, que também incluiu a cantora Romina Fuchs, o pianista Cirilo Fernández e o saxofonista Pablo Ledesma, selecionou 20 grupos entre mais de 500 inscritos, para fazer parte da programação.

 

4b13f547 2748 446f ab6f ddb08d92f982

Entre os selecionados estão o quinteto Juan Bayon, o grupo Juan Pollo Raffo (foto), os grupos Santiago Lacabe, Francisco Slepoy, Veronica Sala, Guadalupe Raventos, o ELE Trio liderado por Eleonora Eubel, o grupo Supernova de Bahía Blanca e Juliet Kitman. Também haverá grupos mais experimentais como a ascendente Juana Sallies e seu sexteto, o grupo Juan Presas, o NUT Trio com Rocio Giménez López e o quinteto Nacho Szulga.

Nesta edição, serão prestadas homenagens ao contrabaixista Alfredo Remus e ao trompetista Enrique Norris, recentemente falecido. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Noite dos Antiquários será realizada no centro histórico da cidade, com shows ao vivo, artistas de rua, aulas de dança e diversas expressões artísticas ligadas a este momento da história do Jazz.

 

https://www.buenosaires.gob.ar/sites/gcaba/files/jazz2022_programacion_3.pdf