Eventos

Itaipava Jazz & Blues Festival = 1ª Edição (08 a 11/06)

O Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do Itaipava Jazz & Blues Festival. Uma incrível seleção de artistas nacionais internacionais como o cubano Yaniel Matos, o francês Baptiste Herbin, a banda Blues Etílicos a as cantoras Taryn Szpilman e Leila Maria entre outros legítimos representantes do blues, jazz e do country, estarão nesta primeira edição do festival, que tem curadoria do violonista e produtor cultural Edigar Nio.

O evento contará também com uma exposição de instrumentos raríssimos, entre eles, guitarras que foram de uso próprio do rei do blues B.B.King entre outras peças especiais. A cada noite acontecem sessões com show de abertura e show principal.

 

 

08/06 – Quinta

Valentina Francisco – 17h00 (Abertura)
Leila Maria – 19h00 (Principal)
Leila Maria canta Billie Holiday, um tributo à cantora de jazz americana. Com mais de trinta anos de carreira, Leila foi finalista do programa “The Voice+”, surpreendendo o Brasil com voz cristalina e tempero jazzístico.

O Velho Blues – 20h15 (Abertura)
Taryn Szpilman – 21h30
Com vasta experiência como intérprete, Taryn Szpilman, considerada como uma grande intérprete de Jazz e Blues do Brasil, já frequentou todos os grandes festivais de jazz pelo Brasil e e exterior, como o de Montreux.

 

 

09/06 – Sexta

Pedro Friedrich – 18h00 (Abertura)
Mark Lambert (EUA) – 19h00 (Principal)
Mark Lambert é cantor, guitarrista, compositor e arranjador americano, que já se apresentou em diversos festivais pelo mundo, gravou e fez turnês pelo mundo com renomados artistas como Ivan Lins e Milton Nascimento.

Pedro Friedrich – 20h15 (Abertura)
Little Joe McLerran (EUA) e Flávio Guimarães – 21h30 (Principal)
O cantor e guitarrista Little Joe McLerran é um prodígio que toca desde os nove anos de idade e sua voz é a autêntica representação do sul dos Estados Unidos. O gaitista Flávio Guimarães explora seu um instrumento nas mais diferentes texturas e sonoridades. Sua harmônica pode soar tanto como uma guitarra elétrica quanto como um trompete com surdina.

 

 

Sábado – 10/06

Floor Polder (Holanda) – 14h00 (Abertura)
Baptiste Herbin (França) – 16h00 (Principal)
O saxofonista francês Baptiste Herbin gravou com grandes músicos e participou de cerca de cinquenta gravações na Europa e em todo mundo com músicos como Stefano di Battista, Jean Toussaint e Stéphane Belmondo. Foi nomeado para as Victoires du Jazz em 2013 graças ao seu primeiro álbum “Brother Stoon” e eleito músico do ano 2019 pela academia de jazz.

B2 Regional – 17h15 (Abertura)
Yaniel Matos (Cuba) – 19h00 (Principal)
Yaniel Matos, em suas composições, mostra elementos da Tumba Francesa, Congas e Bembé: ritmos escutados em Santiago de Cuba, sua cidade natal, além de elementos da tradição erudita e contemporânea da composição musical cubana.

B2 Regional- 20h15 (Abertura)
Blues Etílicos – 21h30 (Principal)
O Blues Etílicos é a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento. Desde meados dos anos 80, a banda vem produzindo uma extensa obra autoral , além de gravar homenagens às suas principais influências. Floor Polder é flautista e compositora holandesa, e depois de fazer uma turnê no Brasil com a banda Trio Sodade, decidiu fazer um mestrado na UFRJ com a proposta de traduzir musicalmente a cultura musical do brasileiro.
A B2 Regional tem sotaque de roça, é o regional brasileiro com a assinatura do country blues, da viola caipira com tambores, xilofone, contrabaixo e vozes. O show promove o encontros musicais com Elvis e Gonzagão, Bob Dylan com Dominguinhos, Pixinguinha e Robert Johnson.

 

 

Domingo – 11/06

Nanda Moura – 14h (Abertura)
Nanda Moura, cantora e guitarrista de blues, tem sido destaque na cena do Blues Nacional. Nanda já pisou em palcos consagrados como Circo Voador, Teatro Rival, Sala Nelson Pereira dos Santos, Bourbon Street Festival, Mississippi Delta Blues Festival.

Victor Biglione, Cláudio Dauelsberg & Edigar Nio – 16h00 (Principal)
Victor Biglione é um virtuoso guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador e compositor argentino. Participou dos maiores festivais de jazz do mundo, gravou e acompanhou grandes nomes da MPB e da música internacional.
Cláudio Dauelsberg, pianista, arranjador, compositor e produtor, com vários CDs e DVDs gravador, já se apresentou ao lado de Plácido Domingo, Bob Mintzer, Birelli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, Hermeto Pascoal, entre outros.
Edigar Nio é violonista, guitarrista, produtor musical e compositor, dividiu o palco com grandes artistas como Larry Coryell, parceiro de Paco de Lucia.

 

Soberano

A casa de espetáculos foi idealizada pelo casal de proprietários Raquel e Sérgio Saraceni que já são moradores da região de Itaipava em Petrópolis desde 2014 e ainda em tempo de pandemia, decidiram erguer uma casa que abrigasse música e teatro de excelência.

Inaugurado há um ano, o Soberano Itaipava oferece em seu espaço físico diversos ambientes que inclui o reservado Espaço Havana, dedicado aos amantes da charutaria, o Espaço Ruy Castro, dedicado à gastronomia e à cultura, em uma varanda externa, além do Teatro, cujo conforto, acústica e iluminação o faz ser considerado um dos melhores do país, tendo recebido nomes como Ivan Lins, João Bosco, Edu Lobo, Adriana Calcanhoto, Lenine, Guinga entre tantos outros, além de espetáculos estrelados por Maitê Proença e Clarice Niskier.

 

Programação e Ingressos:
 www.soberanoitaipava.com.br


Soberano Itaipava

Local: Estrada União e Indústria, 11.000, loja 104 – Shopping Estação Itaipava, Petrópolis-RJ.

O bistrô do Soberano funciona de quinta a domingo
Quinta a sábado das 12h às 24h00
Domingo das 12h às 17h00.