Mostra Instrumental Paulista de 12 a 25 de abril
A Mostra Instrumental Paulista acontece entre os dias 12 e 25 de abril e reúne em 12 shows, online e gratuitos, instrumentistas de renome, naturais ou residentes do Estado de São Paulo. Nos shows em formações diversas, solo, duos, trios, quartetos, quintetos, os artistas apresentam suas composições próprias em um panorama do cenário da música instrumental paulista. As transmissões serão através do canal de YouTube da Mostra Instrumental Paulista. Entrevistas com os artistas antecederão as apresentações musicais, bem como uma exposição de fotografias de shows ao vivo de música instrumental, registradas por 4 fotógrafos convidados para a mostra.
As apresentações, divididas em seis dias, foram filmadas em alta qualidade, com captação de áudio e vídeo, mas mantendo o clima de live, e acontecerão nas plataformas de streaming. Esse registro permanecerá online, mesmo após a Mostra, como um registro da música instrumental, seus compositores e composições, nesse momento da história. Todos os shows terão como mestre de cerimônias o multi-instrumentista, pesquisador e compositor, Thiago Espirito Santo. Além dessa apresentação, Thiago conduzirá uma série de entrevistas, com todos os artistas participantes, sobre o cenário instrumental do país, como é viver de música, seus próprios processos de composição e como vêem o futuro da música instrumental no Brasil.
“Com esses diferentes profissionais oferecendo o seu ponto de vista sobre a música instrumental, esperamos expandir a compreensão sobre esse estilo musical que tem tanto potencial para crescer junto ao grande público, bem como apresentar ao Brasil todo, e ao exterior, os talentosos compositores e instrumentistas que temos por aqui.” Complementa a criadora e produtora Giselle Ventura.
Canal da Mostra:
https://www.youtube.com/channel/UC7Tfdc3nyFG_CcBn7h6-_Rw
PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS
20/04 – Terça
19h00 – André Mehmari
Compositor, arranjador e multi instrumentista, tornou-se conhecido pelo grande público ao vencer, em 1998, a primeira edição do Prêmio Visa de MPB. Apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual.
20h00 – Alexandre Ribeiro convida Alessandro Penezzi
Clarinetista e compositor muito respeitado na cena instrumental paulista, tem seus trabalhos próprios e também já se apresentou junto a Orquestras e muitos artistas da cena nacional.
21/04 – Quarta
19h00 – Edu Ribeiro Trio
Baterista, compositor e educador, vencedor de dois Grammy Awards. Em seus 25 anos de carreira, Edu gravou/lançou diversos álbuns como líder, com seus grupos Trio Corrente e Vento em Madeira.
20h00 – Arismar do Espirito Santo
Nome consagrado no meio musical, referência em vários instrumentos, Arismar do Espirito Santo é um artista completo. Recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas e violonistas do Brasil (revista Guitar Player).
22/04 – Quinta
19h00 – Jota P. Quinteto
João Paulo Ramos Barbosa, toca saxofones e flauta, compõe e arranja, e tem 2 discos lançados. Acompanha Hermeto Pascoal pelo mundo em um ambiente musical totalmente desafiador e improvisado.
20h00 – Michael Pipoquinha convida Sandro Haick
Contrabaixista e compositor, toca desde criança, é tido como um dos mais jovens improvisadores virtuosos do país e é artista convidado para shows em festivais de jazz por toda a Europa, geralmente acompanhado de Big Bands.
23/04 – Sexta
19h00 – Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo
Criado pelos percussionistas Roberta Valente e Yves Finzetto, lançou 2 discos, com músicas de autores que nasceram em São Paulo e/ou fixaram morada no Estado, com um time dos sonhos do choro de São Paulo.
20h00 – Toninho Ferragutti
Acordeonista, compositor e arranjador com três indicações ao Latin Grammy. Com 9 trabalhos autorais é reconhecido no Brasil por suas composições e o virtuosismo no instrumento.
24/04 – Sábado
19h00 – André Marques Trio
Pianista, compositor e arranjador, acompanha Hermeto Pascoal há mais de 20 anos e tem uma sólida carreira na música instrumental.
20h00 – Projeto Unknown
É formado pelos conhecidos Djalma Lima (guitarra), Gustavo Bugni (piano), Bruno Migotto (contrabaixo) e Cuca Teixeira (bateria) e apresenta um som criativo, livre de rótulos ou preconceitos.
25/04 – Domingo
19h00 – Fábio Peron Trio
Bandolinista, é expoente da nova geração de músicos brasileiros. Tem se dedicado à composição, pesquisas e arranjos de vários estilos da música, combinando tais influências com o virtuosismo, o ritmo e a harmonia de suas melodias.
20h00 – Amilton Godoy
Pianista, compositor, maestro e arranjador participou e venceu importantes concursos de piano a longo de sua carreira, foi um dos criadores de um dos maiores grupos instrumentais reconhecido nacional e internacionalmente, Zimbo Trio.