Jazz News

Toninho Horta: Dose Tripla em Beagá!

Entre os dias 06 e 07 de julho, o músico Toninho Horta irá participar de dois eventos. Sábado, dia 06, em torno das seis da tarde irá participar do Festival Cold Hot com a Orquestra Fantasma e lançar o cd/livro “Belo Horizonte”. Domingo, dia 07, o percussionista Maurício Tizumba receberá Toninho Horta na Praça Floriano Peixoto. E em agosto, Toninho, junto com o vereador Gilson Reis, irão celebrar o lançamento da Lei Municipal do Jazz com uma grande jam session.

 

06/07 – Sábado: Festival Cold Hot (18h00)
Local: Praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (Sala Minas Gerais) – Barro Preto

Acompanhado de sua banda Orquestra Fantasma criada em 1981, Toninho Horta sobe ao palco do festival ao lado de Lena Horta (flauta), Yuri Popoff (baixo), André Dequech (teclados) e Neném (bateria). O grupo vai receber os convidados Armando Marçal (percussão), Joab de Freitas (trombone) e Diego Garbin (trompete). Toninho irá lançar seu novo álbum, “Belo Horizonte“. O disco é composto por um livro encarte de 120 páginas que conta a história de Horta, do Clube da Esquina e outras importantes passagens do cenário musical da capital mineira.

Mais de oito atrações musicais compõem o lineup do Cold Hot (que também acontece no dia 07, domingo), dentre elas o lançamento da Minas Soul Blues Company, que terá a participação especial do guitarrista e co-fundador do grupo 14 Bis, Cláudio Venturini. Com um repertório rico em blues e jazz, a companhia também faz covers de Beatles, Queen e Led Zeppelin. Happy Feet Jazz Band, Berimbrown, Audergang, Enéias Xavier Trio com a presença do saxofonista e letrista da banda Skank, Chico Amaral, Shelo & Lobo Blues Band e Thunder Bluestambém farão apresentações exclusivas.

07/07 – Domingo: Tambor na Praça (16h00)
Local: Praça Floriano Peixoto

Maurício Tizumba irá receber o guitarrista Toninho Horta junto com o Tambor Mineiro e Bloco Saúde. Segundo o próprio Toninho, “será algo meio inusitado. Vou ter um encontro com os meninos dos tambores. O grupo de percussão do Tizumba tem umas levadas que têm a ver com congado, folia de reis. Vou tocar em cima, ajustando, criando e improvisando em algumas músicas minhas”.

Agosto: Lançamento da Lei Municipal do Jazz
Local: a ser escolhido

Toninho Horta e o vereador Gilson Reis convidam a comunidade jazzística para esse  evento, em agosto, que irá acontecer dentro do formato de uma Jam Session, com o palco aberto a todos os artistas que quiserem participar e celebrar essa data. Na realidade, tudo começou com o Instituto Maestro João Horta que tomou a iniciativa de se comemorar o “Dia Internacional do Jazz” em Belo Horizonte. Em seguida, o vereador Gilson Reis apresentou um projeto de Lei que determina o dia 30 de abril como o Dia Municipal do Jazz, fazendo da cidade de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a oficializar a data como comemorativa.

Em 17 de maio de 2019 o prefeito Alexandre Kalil sancionou a Lei 11.170 que diz: Fica instituído o Dia Municipal do Jazz, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de abril. A fim de tornar a iniciativa conhecida do público, bem como iniciar um processo de parcerias para o desenvolvimento de eventos anuais, o Instituto Maestro João Horta e o vereador Gilson Reis em breve convidarão a comunidade jazzística para uma confraternização musical com o propósito de celebrar a oficialização da data do Dia Municipal do Jazz. Toninho Horta comandará a Jam Session junto com músicos convidados,  sendo que o palco estará aberto a todos os artistas que quiserem participar.