ViJazz 2018 em Ouro Preto
Sexta – 28/09
Na sexta, o Circuito ViJazz & Blues começa em Ouro Preto, às 19h00 na Praça Tiradentes, com os shows de Tiago Couto Quinteto e do trio dinarmarquês Big Creek Slim acompanhado pelo baixista do blues brasileiro, Rodrigo Mantovani.
Tiago Couto Quarteto
é formado pelos músicos Juninho Otoni no piano, Luciano Cruz no contra baixo, Tiago Couto no sax e Márcio Miranda na bateria. O quarteto atua em Ouro Preto e região a mais de cinco anos com repertório variando do jazz a música brasileira.
Big Creek Slim & Rodrigo Mantovani
Dono de uma voz potente e marcante, Marc Rune, vocalista do Big Creek Slim, é um dos principais artistas da Europa e vem se firmando cada vez mais, com os premiados discos “Keep my Belly Full” e “Good Mill Blues” eleitos, respectivamente, melhores discos do ano de 2016 e 2017 (Danish Music Awards-Best Blues Album). Além de ser premiado como melhor artista de Blues da Dinamarca de 2013 (Danish Blues Challenge Winner) e 2015 (Danish Blues Name of the Year).
Rodrigo Mantovani é uma referência no instrumento quando o assunto é o Blues. Com mais de 15 anos de experiência em acompanhar os principais artistas nacionais e muitos dos grandes nomes internacionais do gênero, se tornou um especialista no ramo se apresentando em palcos e festivais pelo mundo todo.
Sábado – 29/09
Já no sábado, os shows começam às 17h00: o Sesc em Minas e o ViJazz levam à cidade de Ouro Preto o show do africano Richard Bona e grupo, também na Praça Tiradentes, seguido pela apresentação dos músicos Juarez Moreira e Thiago Delegado. Todos os shows do festival possuem entrada gratuita.
Thiago Delegado
O violinista, compositor e arranjador Thiago Delegado sobe ao palco no cenário inspirador do Largo do Rosário em Ouro Preto. Um dos músicos mais ativos e criativos da cena contemporânea de Minas Gerais, Thiago já ganhou em 2008, o Prêmio Jovem Instrumentista do BDMG Cultural. Em 2011, foi o vencedor do Prêmio BDMG Instrumental.
Juarez Moreira
Também no palco do ViJazz o violonista, compositor e arranjador Juarez Moreira, que já se apresentou ao lado de grandes nomes como Maria Bethânia, Paulo Moura, Milton Nascimento, Nivaldo Ornelas, Lô Borges e Beto Guedes, entre outros.
Richard Bona
é reconhecido internacionalmente por suas habilidades no baixo e suas composições e arranjos. Nascido em Camarões, na África, Bona é fiel as suas raízes e reflete nas suas músicas a cultura do seu país. Seu novo álbum, chamado Heritage, tem como inspiração a rica música folclórica e tradicional da África Ocidental e de Cuba. Vencedor de inúmeros prêmios e com um currículo excepcional, Bona é um dos artistas mais talentosos dessa geração.