Lançamentos

Gabriel Improta lança seu terceiro CD, ‘Milagre’

Cercado por um time de músicos consagrados e contando com as participações especiais do pianista e compositor João Donato, e do trombonista Raul de Souza, Gabriel imprimiu ao seu novo álbum o tom do carioquíssimo estilo samba jazz, que permeia e dá o tom das dez faixas que compõem o CD. Talvez não por acaso, pois se doutorou em 2015 em antropologia da música pela PUC-RJ, com tese sobre o movimento dos anos 1960. Gabriel inicia o CD com a execução de ‘Passarim’, de Tom Jobim, com um trio jazzístico e vigoroso que é a ponte perfeita para a autoral maracatu-jazz orquestral, Choro pra McCoy (dedicado ao pianista norte-americano McCoy Tyner), onde Gabriel traduz com alma toda a potencialidade do samba jazz.

Seguem a estas, três releituras de clássicos da nossa MBP, ricas em referências culturais e musicais, que são ‘Milagre’ de Dorival Caymmi, ‘Eu vim da Bahia’ de Gilberto Gil, e ‘7 Anéis’ de Egberto Gismonti. ‘Milagre’, música que dá nome ao CD, traz a participação da cantora holandesa Brancka nos vocais, presença pontual, porém marcante de backing vocals, que se combina em certos momentos chave aos instrumentos para articular melodias e contracantos. Às autorais ‘Rosa e Cravo’ e ‘Herr Andreas na Macumba’, carregadas de brasilidade e suingue, segue ‘Férias no Acre’, de João Donato, ícone da Bossa Nova e do Samba Jazz, com o próprio ao piano e seu estilo inconfundível, em versão inédita de música composta em 1960. Fecham o CD ‘Bossa Lunar’ de Gabriel, com a participação especial de Raul de Souza, outra estrela do samba jazz, no trombone, e ‘Arrocho’ de Íon Muniz, um Brasil na veia que arremata com chave de ouro o repertório.

A seleção perfeita de músicos é composta por: Carlos Malta, Dirceu Leite, Marcelo Martins e Fabiano Segalote nos sopros; Xande Figueiredo e Rafael Barata na bateria; Rodrigo Villa nos contrabaixos elétrico e acústico; Brancka nos vocais; e Marcos Suzano na percussão.

Sobre Gabriel Improta
Gabriel Improta é violonista, compositor e arranjador. Nascido em 1975 no Rio de Janeiro em uma família de músicos, Gabriel Improta, é mestre em composição musical pela UNIRIO e estudou guitarra e improvisação no GIT, Musicians Institute, em Los Angeles, com o guitarrista Scott Henderson, onde concluiu o curso Professional Program.

Seu primeiro CD solo ‘É o Violão do Brasil’ foi lançado em 2003 (Kalimba), e teve direção musical do violonista Marco Pereira e contou com a participação de importantes nomes na música brasileira. Em 2011 lançou ‘Entre’ (Kalimba), onde registrou repertório autoral e temas criados em outros violões.